A marca Léo Rocha valoriza a arte indígena como singular no mundo e parte da nossa cultura, somando contemporaneidade e ancestralidade

Arte indígena por Léo Rocha

Foi literalmente vivendo em uma tribo indígena e aprendendo a admirar a cultura e os saberes ancestrais dos quais viveu desde os 11 anos, que Leonardo Rocha decidiu criar sua própria marca, a Léo Rocha Arte Indígena, que busca fortalecer o patrimônio cultural único que possuímos em nossas terras. São peças exclusivas e únicas que compõem uma rica variedade para os colecionadores e apaixonados por essa cultura tão extensa, complexa e nossa.

“Menino branco, coração índio, vai com nós.” Com estas palavras, o pajé Tacumã comunicou dona Avani que levaria seu filho Leonardo para o Parque Indígena do Xingu. Com apenas 11 anos, Léo aprenderia a ser índio, com autorização da mãe, autoridades governamentais e aceitação total por parte da aldeia. Ele conheceu os Yawalapiti em 1987 no 1 Encontro de Pajés, realizado na cidade de Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, onde ele morava.

Durante seis meses, Léo conheceu técnicas indígenas e os segredos dos remédios do mato. Recebeu ensinamentos a respeito das histórias dos povos originários, das plantas, dos animais e, principalmente, da complexidade das relações que existem na floresta. Ele aprendeu a respeitar a natureza, sem medo. Aos 17 anos, voltou ao Xingu para mais uma temporada de aprendizado. E assim sempre viveu: inserido profundamente na cultura indígena.

Anos depois, Léo Rocha foi convidado para ser um dos protagonistas da série Desafio em Dose Dupla Brasil do Canal Discovery Brasil, quando pôde mostrar todo seu conhecimento e intimidade com a natureza e a cultura indígena.

Esse programa gerou grande visibilidade ao ser veiculado em mais de 100 países e, a partir disso, Léo conseguiu reverter essa visibilidade para fortalecer a sua missão. Quando sua participação na série terminou em 2014, Léo Rocha já tinha conquistado espaço para se tornar um empreendedor em prol da causa indígena, dando continuidade aos projetos de sua loja e realizando vivências na floresta para pessoas interessadas em aprender técnicas básicas ancestrais e conhecer mais sobre coexistir com a natureza.

Criada em 2015, a marca Léo Rocha Arte Indígena representa mais de 60 etnias e a coleção de peças variadas aumenta a cada dia. Dessa maneira, os indígenas passam a ter uma alternativa econômica justa para viver através de um comércio sustentável e que leva à frente sua própria cultura e tradição.

A loja matriz está localizada na Chapada dos Guimarães – MT e conta com um rico acervo de arte indígena de todo o país, o que facilita a criação e aceitação de novas peças. Desde 2016, a marca se estendeu para uma unidade no aeroporto Internacional Marechal Rondon em Cuiabá e passou a encantar turistas e viajantes. Recentemente lançou um site de vendas responsável por comercializar essas peças em todo país e em diversas partes do mundo.

É importante ressaltar que a Léo Rocha Brasil é uma das poucas lojas especializadas em arte indígena no Brasil e no mundo (não vende artesanato de outras comunidades populares) e busca sempre conscientizar as pessoas que as peças devem ter um preço justo para o produtor, no caso os povos indígenas.

Muitas vezes comercializando peças que não eram produzidas pelas tribos ha mais de 40 anos, que acabaram caindo em desuso por conta das tecnologias do homem branco que chega nas tribos.

Esse é um trabalho que Léo consegue fazer justamente por ser reconhecido pelos indígenas como um deles. A proposta da marca é “Seja você também um guardião da cultura” e deseja que, quem entre nas lojas, possa se sentir em casa e, ao adquirir uma peça, se sinta como um novo embaixador da cultura brasileira.

Contato:
Léo Rocha Arte Indígena
(65) 3301-1438 / 3026-4080
https://www.leorochabrasil.com.br

_____________________