Estúdio 4 orienta sobre a aplicação das cores de 2021 na ambientação espaços residenciais e empresariais

Estúdio 4 em cinza e amarelo

Todos os anos a moda, arquitetura e design esperam ansiosamente a marca Pantone, autoridade em cores no mundo, dizer quais são os tons que vão ser referência no ano seguinte e as escolhidas para guiar 2021 foram o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating.

Segundo a arquiteta Maria Fernanda, do Estúdio 4 Soluções em Arquitetura, os tons escolhidos trazem significado importantes para esse momento de pandemia que estamos atravessando. “O tom de amarelo tem como significado luz, brilho, claridade e esperança. Já o cinza, que é um tom neutro, nos cria um sentimento de acolhimento e proteção”, explica.

Maria Fernanda esclarece que a combinação das duas cores é algo bastante fácil de se aplicar na decoração. “Uma dica de uso muito eficaz desses tons é utilizar como base da decoração do ambiente o tom de cinza, pois ele nos dará mais liberdade de usar o amarelo, que é uma cor vibrante e contrastante. Sendo assim, para pisos, pintura de parede e texto, o cinza é a melhor opção. Já para móvel, revestimento decorativo, adornos e mesclado no papel de parede, o amarelo se torna perfeito”, elucida.

A arquiteta explica que as cores podem usadas em todos os ambientes, o que difere é a quantidade. “Por exemplo, sala de estar/jantar é um local de reunião da família, ambientes que a vibração do amarelo é bem-vindo em muitos pontos com adornos e demais itens. Já o quarto, local de recolhimento, o ideal é usar em pouco pontos”.

Os sentimentos proporcionados pelas cores podem também ser obtidos ou ampliados pelo uso de outros materiais. “As texturas fazem toda diferença nas sensações do tato. O toque macio e aveludado nos remete ao abraço, acolhimento, podem ser encontrados nos tecidos e tapetes. Além da iluminação, que traz a luz aconchegante e a sensação quente/frio”, finaliza a arquiteta.

Contato:
Estúdio 4
http://e4.arq.br/

__________________