Escritório Rua 141 Arquitetura assina projeto de reforma geral do Lar Batista do Campo Limpo e da sala de convívio das crianças

Rua 141 em reforma solidáriaCoordenada pela ONG Décor Social, a ação no abrigo, que acolhe 17 crianças e adolescentes, reuniu arquitetos e artistas para assinarem e viabilizarem a reforma e decoração dos espaços, que foram totalmente redesenhados e adequados a novos usos.

Ao idealizar o RUA 141, a arquiteta e urbanista Mona Singal pensou em criar um escritório cujo propósito teria a responsabilidade social relacionada à sua atuação profissional: seu modelo de negócio one-for-one prevê a cada projeto contratado o desenvolvimento de outro em parceria com ONGs ou instituições em comunidades carentes.

É o caso da reforma do Lar Batista do Campo Limpo, em São Paulo, que acaba de inaugurar, e onde vivem 17 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos. A convite da ONG Decor Social, idealizadora e coordenadora da ação, o RUA 141 desenvolveu o projeto geral da reforma e o da área de convívio das crianças, um espaço antes insalubre, com pouca iluminação, sem identidade, e que agora tornou-se um ambiente para as crianças brincarem, assistirem TV, fazerem deveres da escola e lerem livros.

O projeto teve como premissa ouvir os pequenos moradores, seus desejos e vontades. “Encontramos um local com muitos problemas estruturais na arquitetura, como infiltrações, problemas de elétrica e espaços com pouquíssima estrutura para a melhor vivência, aprendizagem e convívio”, explica a arquiteta Mona Singal.

Tendo este cenário, Mona Singal ouviu as crianças antes de criar o seu projeto. Uma delas, Emily, de 7 anos, fez um desenho que indicava o que gostaria de ver no espaço, um pedido singelo e que foi atendido: “flores nas paredes, mesa com cadeiras, sofá confortável e um tapete”.

Para viabilizá-lo, a arquiteta contou com o apoio de 34 empresas que doaram produtos e serviços (ver ao término do release a lista completa) para a sala de convívio. Elementos lúdicos, livros, brinquedos educativos e objetos criados por renomados designers brasileiros, como o puff de Regina Misk, imprimiram identidade, cores e novos usos para a sala de convívio.

As paredes também se destacam e foram pintadas à mão pela artista Bru Paschoarelli, e diw letrista e letras da nat, que levou a natureza para dentro da casa. Já os mobiliários foram especificados para atender os diferentes grupos de idade que usariam a sala, enquanto a vegetação sobre a janela levou vida ao ambiente.

“Essa articulação entre Rua 141, nossos fornecedores e a ONG Decor Social é a ponte mais valiosa que podemos construir. Poder oferecer uma estrutura de qualidade, que normalmente especificamos para os nossos clientes particulares, é mostrar para elas, que elas também são merecedoras. E, do outro lado, sabemos que todos que apoiaram têm a real dimensão do impacto positivo de cada doação”, reforça a arquiteta Mona Singal.

Além do Rua 141, assinam também os demais espaços do abrigo outros arquitetos (as) convidados:
• Sala de Estar e Convivência – RUA 141 Arquitetura
• Área Externa – Jardim e Churrasqueira – Gabriela Pileggi – Jardineiro Fiel
• Brinquedoteca e Salas de Estudos – Marta Calasans
• Cozinha – Flavia Burin Arquitetura
• Refeitório – Beatriz Quinelato Arquitetura
• Quarto Meninas menores – Maria Fernanda Piti e Daniela Mattos
• Quarto Bebês e banheiro – Designer Juliana Rodrigues
• Quarto Meninas Adolescentes – Inayara Ricardi e Mauricio Zenzano
• Quarto Meninos Menores – Neza Cesar
• Quarto Meninos Adolescentes – Vanessa Féres Arquitetos
• Lavanderia e Dispensa + Área Externa – Galinheiro, Playground e Quadra + Corredor e Escadas + Banho PNE Inferior – ONG Decor Social

Parceiros e fornecedores do projeto: Ameise Design / Ateliê Aromary / Ateliê Baobá – Pitucos / Bododo Design / Coral Tintas / Bru Paschoarelli / ByKamy / Caran Concept / Codex Home / Coisas da Doris / Cuca Toys / Yamamura / DIW Letrista / Editora Cobogó / Interfloor / Kinder Design / LabLuz / Lili Comfortart / Madeiranit / Mamatuka / Marcenaria Magnificant / Moldura Minuto / Momy Decor / Stoko Design e Interiores / Letras da NAT / Pingo no I / Quacker Decor / Realht / Regina Misk / Rei do Rodapé / Rian Tricot / Selvvva

Diante de mais um projeto entregue, o Rua 141 agradece a oportunidade e o convite: “Agradeço imensamente à ONG Decor Social por encampar projetos como esse. Hoje, diante de tudo que estamos vivendo, vejo que esse trabalho faz-se ainda mais necessário. E acredito que os arquitetos podem sair na frente e propor ações de responsabilidade social a partir dos seus conhecimentos”, finaliza Mona Singal.

Contatos:
Rua 141
(11) 992-778-237
https://rua141.com

ONG Decor Social
(11) 963-065-812
http://www.decorsocial.org.br

_____________________