Com foco na biodiversidade brasileira, Reservas Votorantim inaugura Pátio Caeté em São Paulo, que distribui espécies nativas da Mata Atlântica produzidas no Legado das Águas e, também, de outros biomas nacionais

Pátio Caeté para atender o mercado de paisagismo

O Pátio Caeté é a mais nova filial da Reservas Votorantim, empresa especializada em soluções baseadas na natureza e gestão de territórios, que faz parte do portfólio da Votorantim S.A. O empreendimento, já está aberto ao público em sua sede, localizada na Avenida José César de Oliveira, 120 (fundos), na Vila Leopoldina, em São Paulo capital.

O Caeté atende o mercado de paisagismo com o fornecimento de insumos, mudas e árvores de espécies nativas dos biomas brasileiros. A empresa, que tem curadoria e operação da Giovanna Paisagismo, também é o centro de distribuição da produção de plantas do Legado das

Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, que atualmente desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil com espécies raras e ameaçadas de extinção da flora nativa atlântica.

Do tupi-guarani, Caeté significa “mata verdadeira”. A inspiração para o nome da empresa revela o seu foco mercadológico: a valorização das belas plantas brasileiras. Para uma cidade como São Paulo, que tem nomes de ruas e bairros inspirados na fauna e flora nacionais, a empresa busca ser uma alternativa para o mercado comum que, atualmente, utiliza mais 90% de espécies estrangeiras para o paisagismo urbano.

Além de insumos, o Pátio Caeté tem capacidade para atender a diversos tipos de projetos paisagístico por reunir fornecedores de espécies dos principais biomas brasileiros, sendo inicialmente: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, desde espécies frutíferas, forragem até as ornamentais.

Grandes projetos, compras sob medida para projetos compactos de paisagismo, e até mesmo compras unitárias de pessoas físicas para jardins internos em apartamentos e externos, para casas, o Pátio Caeté propõe uma reconexão das pessoas de São Paulo com a beleza da Mata Atlântica.

Qualidade Legado das Águas – O Caeté atende a um ambicioso objetivo do Legado das Águas em levar a Mata Atlântica de volta para os centros urbanos. A empresa é a distribuidora das espécies nativas produzidas no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas – iniciativa da Reserva que reúne a expertise daspesquisas científicas realizadas no território para a produção inteligente de plantas de espécies nativas da flora atlântica, com foco em  paisagismo e reflorestamento de áreas degradas.

Para David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, a inauguração do Caeté é um importante passo para a abertura de um mercado paisagístico que valorize a flora brasileira.

“A produção no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas está cada vez mais preparada para atender a esse mercado que já vinha aquecido por uma demanda por espécies nativas, tanto pela valorização da flora brasileira em projetos de arquitetura sustentáveis, quanto para tornar a cidade mais acolhedora, saudável e inclusiva. Com o Caeté, conseguimos ser competitivos e aproximar do público plantas que, apesar de serem de nossa Mata Atlântica, são desconhecidas da maioria das pessoas. Em termos de conceito, há um enorme valor agregado pelo Caeté ser a demonstração da brasilidade da nossa biodiversidade e o orgulho de nossas origens”, diz.

Outro diferencial das espécies produzidas no Legado das Águas é a rastreabilidade, que garante o padrão de qualidade durante todas as etapas do processo de produção das plantas. Em outras palavras, esse processo garante a produção com responsabilidade, conforme preza a legislação. As plantas recebem um QR Code. Com um celular em mãos, é possível saber toda sua história, inclusive a sua origem na floresta.

Regina de Lucca, da Giovanna Paisagismo – responsável pela operação do Caeté, explica que as plantas comercializadas também contarão com exemplares conseguidos por meio de curadoria, muitos deles raros, procedentes de viveiros e produtores de todo Brasil. “Contamos com uma rede bastante ampla de fornecedores para atender a diferentes tipos de projetos paisagísticos.

O processo é feito com cuidado e qualidade para trazer espécies que tragam benefícios ambientais e econômicos, sendo uma alternativa viável e atrativa ao mercado de paisagismo. O fornecimento de espécies nativas sempre foi um desafio, e com o Caeté, conseguimos atender a essa demanda”, finaliza.

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Serviço
Para adquirir as plantas do Caeté, basta acessar o endereço eletrônico
O Pátio Caeté está localizado na Av. José César de Oliveira, 120 (fundos), na Vila Leopoldina, em São Paulo.
O horário de funcionamento é as 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
O atendimento também é feito pelo e-mail patiocaete@legadodasaguas.com.br
Wpp (11) 910-141-007
https://legadodasaguas.com.br/patiocaete

Contato:
Legado das Águas – Reserva Votorantim
(11) 97278-3855
https://legadodasaguas.com.br

___________________