O Grupo Todeschini inaugura moderna serraria em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul

Todesmade do Grupo TodeschiniA Todesmade é um sonho antigo da família, que iniciou uma plantação de Pinus nos anos 90, através da empresa Todesflor, com aproximadamente 10 mil hectares manejadas, que serão usadas agora para a abertura da maior e mais moderna serraria do Rio Grande do Sul.

 

Todo o processo de construção da nova fábrica e produção foi nomeado como Projeto Sinergia – pois todo o produto que entra na fábrica terá destino certo, tudo será reaproveitado, seja como produto final ou biomassa (combustível para as caldeiras da própria produção).

O objetivo do projeto é beneficiar madeiras nobres que servirão para construção civil, onde 70% da produção será destinada à exportação, principalmente para Estados Unidos e Europa. As toras de pinos serão a matéria-prima da Todesmade.

As cascas se tornarão biomassa para a caldeira, que gera o vapor utilizado na secagem das tábuas. A serragem da madeira (que é um subproduto) é compactada com 10% de umidade e se torna em pellets, um biocombustível sólido.

A meta é produzir 8 mil metros cúbicos por mês de madeira seca e 2,6 mil toneladas de pellets, ambos com foco na exportação. A madeira seca, por ser de boa qualidade, deverá ser utilizada pela indústria moveleira. A meta da Todesmade é retirar madeira de sua floresta e, se necessário, adquirir de outras empresas.

O investimento estimado na nova fábrica é de R$ 105 milhões. Além dos pavilhões, o grupo Todeschini está investindo em máquinas modernas, grande parte delas importadas.

A indústria contará com cinco prédios: serraria (para o corte e descasque da madeira), remanufatura (para classificação da madeira serrada e fábrica de pellets), caldeira, manutenção e o último que abrigará escritório, refeitório e vestiário. As edificações do complexo atingirão 20 mil m² em uma área total de 68 mil m².

A Todeschini contou com a parceria da Prefeitura local desde o início da implantação do projeto. Toda a obra de rebaixo e aterro da estrada ao redor de onde será a planta foi feita pela Secretaria Municipal de Interior, somando uma área de 350 metros de extensão e 22 metros de largura.

“Nossa meta através do PROJETO SINERGIA, além de gerar empregos e investimento para a região, é implantar um projeto completamente autossustentável que contemple os três fatores: social, ambiental e econômico”, afirma Joni Farina, presidente do Grupo Todeschini.

Contato:
Todeschini
0800 979 0210 / (54) 981-680-067
https://www.todeschini.com.br/

___________________