A Duratex anuncia os vencedores a primeira edição do Prêmio Arqué, inspirada pelo tema “Novos Caminhos, Novo Morar”

Vencedores do Prêmio Arqué

Living de Flávia Santos, cozinha de Felipe Félix, dormitório de Ítalo de Macedo Pereira, home office de Antonio Alfredo Nicodemos e Souza Marcelino

A iniciativa tinha como objetivo estimular a criação de projetos inéditos que repensassem o modo de morar do brasileiro, incentivando os profissionais de arquitetura e design de interiores a criarem ambientes reconfortantes, seguros, revigorantes, inspiradores, bem como transformar áreas que antes eram pouco exploradas em espaços flexíveis, renovados e que facilitem o dia a dia, utilizando os painéis Duratex e pisos Durafloor.

Dividido em quatro categorias – living com varanda e espaço gourmet, home office, cozinha com área de serviço integrada e dormitório com closet e banheiro – o Prêmio Arqué recebeu mais de 2 mil inscrições, das quais 12 projetos saíram vencedores. A escolha dos três primeiros colocados ficou à cargo de uma comissão formada profissionais renomados de diversas áreas.

Projetos e os profissionais vencedores em cada categoria:

Categoria Living
1º Living Morada dos Sonhos – Flávia Santos
2º Living Contemporâneo Regional – Rafael Quaresma
3º Living Imersão na natureza – Luíza Carvalho

Categoria Cozinha
1º Expedição Mineira – Felipe Félix
2º Contemporâneo – Daniela Nascimento
3º Mare Secreto – Letícia Ciraulo

Categoria Dormitório
1º Religar – Ítalo de Macedo Pereira
2º Suíte Agapornis – Letícia Oliveira Santos
3º Dormitório 3S – João Almerio Luz Quadros

Categoria Home office
1º Ateliè de Costura – Antonio Alfredo Nicodemos e Souza Marcelino
2º Home office Isla Arquitetura – Isabela Cartaxo Machado Lopes
3º Trabalho e bem-estar – Andreza Lopes Lima Bacelar

Para Felipe Félix, vencedor na categoria Cozinha e proprietário do studio que leva seu nome, “a importância do Prêmio Arqué se dá pelo momento que estamos vivendo, a pandemia do COVID-19. O concurso busca novos olhares frente à mudança que está acontecendo em nossas vidas e traz oportunidade aos jovens arquitetos”, diz.

Flávia Leite, que encantou os jurados com o projeto Morada dos Sonhos, na categoria Living, afirma que “é uma grande honra ser premiada com o primeiro lugar no Prêmio Arqué 2020 por um júri composto por grandes nomes da arquitetura e decoração do país, em meio a tantos outros projetos.

Agradeço imensamente a Duratex por proporcionar um concurso com tema tão atual e pertinente, possibilitando que jovens arquitetos possam ter seus trabalhos expostos para todo o Brasil”.

Sócio do escritório Coluna, com foco em reformas residenciais e arquitetura de interiores, Antônio Marcelino, que ficou em 1º lugar na categoria Home Office, afirma que o concurso é muito importante, pois encara de frente o debate mais contemporâneo da arquitetura: a pandemia que estamos vivendo.

“A casa é o espaço mais importante da arquitetura e fico feliz que ela esteja no centro dessa discussão e que nós, jovens arquitetos e designers, estamos sendo consultados sobre como a arquitetura residencial pode e deve se transformar após 2020″, completa.

Já para Ítalo de Macedo, que ficou com o prêmio máximo na categoria Dormitório, “essa conquista foi muito importante pelo fato de ser um projeto que foi validado e aprovado por um júri de alto nível e pela própria equipe da Duratex, que viu no meu trabalho uma vitrine para os produtos da empresa. É sempre muito gratificante ter um trabalho reconhecido”, comemora.

Os três primeiros colocados, de cada categoria, terão seus projetos publicados na Galeria Duratex – mostra virtual que ficará em exibição nos 12 meses seguintes após o anúncio final da premiação. Na galeria estão disponibilizados as imagens, os briefings e os dados dos profissionais, conforme critérios apresentados no descritivo do concurso.

Ela tem como objetivo, apresentar as melhores soluções na aplicação dos painéis Duratex e pisos Durafloor, executadas com excelência pelos profissionais brasileiros. Para conhecer mais dos projetos acesse www.premioarque.com.br.

Contato:
Prêmio Arqué
0800 770 3872
https://www.premioarque.com.br/
https://www.duratex.com.br/

____________________