No dia 08 de Novembro de 2020, a coordenadora nacional do projeto BrCidades recebeu a Medalha de Ouro, prêmio máximo concedido pela Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA)

Erminia Maricato é premiada pela FPAA

Erminia Maricato é a primeira mulher a receber a Medalha de Ouro da FPAA

No dia 29, a FPAA anunciou a relação dos premiados da edição 2020, que contemplou ainda os arquitetos e urbanistas brasileiros Gilson José Paranhos de Paula e Silva (Serviço Público); Dora Alcântara (Docência); Margareth Aparecida Campos S. Pereira (Pesquisa e Teoria) e Hector Vigliecca, uruguaio radicado no Brasil, com o prêmio Arquiteto das Américas.

Erminia Maricato é a primeira mulher a receber a Medalha de Ouro da FPAA, mérito que está relacionado com sua contribuição para o engajamento da política urbana brasileira.

A carta de Erminia Maricato em agradecimento à sua indicação

… preciso escrever algumas palavras, pois penso que essa indicação não se refere apenas à minha pessoa. Sempre trabalhei em equipe. Além de uns raros livros ou artigos que assinei sozinha, nunca me dei bem com a obra autoral, individual.

Não digo isso para diminuir a importância da obra de autor, marcada por talentos e gênios que constroem sínteses que vão muito além do momento que vivemos, mas porque esse prêmio deve ser dividido com muitos coletivos que integrei.

Como é impossível nominar cada uma das pessoas que participaram dessa obra coletiva eu quero destacar algumas que foram pioneiras em buscar um novo paradigma para a arquitetura e para o urbanismo no Brasil, orientação que deu rumo à minha vida adulta.

A arquitetura e urbanismo modernos tive-ram premiados intérpretes no país. Mas a sociedade brasileira, uma das mais desiguais do mundo, nunca viveu plenamente os valores da modernidade como sabemos.

Trata-se de pôr as ideias no lugar, na cidade real, onde a mo-dernidade e o atraso se retroalimentam. Trata-se de dar visibilidade à cidade sem Estado, ignorada em suas dimensões, contrariando o urbanismo de inspi-ração externa ou das “ideias fora do lugar ” como lembra nosso mestre Rober-to Schwarz sobre a produção ideológica no Brasil.

É com reverência, admiração e gratidão que nomeio a arquiteta Mayumi Wa-tanabe Souza Lima e os arquitetos, meus professores na FAUUSP, nos anos de chumbo, Sergio Ferro, Flavio Império e Rodrigo Lefévre. Todos eles e ela foram brilhantes faróis a descerrar a teia de nuvens que encobria nossas mentes jovens e, de forma generosa, apontar novos e inusitados caminhos.

Tratou-se de uma entrega apaixonada a um novo projeto de sociedade e de relações na produção do ambiente construído. Todos pagaram alto preço pelo sonho mas conquistaram nossa eterna admiração e fincaram raízes como mostra agora nosso histórico Instituto de Arquitetos do Brasil que, em 1963, elaborou a proposta de Reforma Urbana em encontro nacional memorável.

Em quase todo o país outras arquitetas e arquitetos sonharam esse mesmo sonho nesse passado recente. Vou nomear apenas dois deles, que já nos dei-xaram: Zezéu Ribeiro e Clóvis Ilgenfritz. A lei de ATHIS – Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – (LF 11.888 de 2008), resultado da luta de uma geração que quer mudar a função social do arquiteto no país da forte desigualdade social, racial, urbana e ambiental, nasceu pelas mãos desses dois colegas.

Finalmente, quero agradecer a generosidade e o desprendimento de colegas que trabalharam na elaboração do relatório que acompanha minha candida-tura junto à FPAA: Rossela Rosseto, Nadia Somekh, Hannah Arcuschin, Guido Otero, Carina Serra, Margareth Uemura, Pedro Rossi e Paolo Colosso. A todos e todas meu muito obrigada.

Apesar da pandemia, apesar dos ataques à democracia, apesar da agressão à nossa soberania, vamos em frente, tirar do papel e implementar a Lei 11.888 de 2008. Vamos mudar a qualidade do ambiente construído no Brasil e mos-trar o quanto a arquitetura e o urbanismo são necessários à vida social!

São Paulo, 18/09/2020

Erminia Maricato

Fonte BrCidades – https://www.brcidades.org

Contatos:
Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA)
+(598 2) 411-9556
https://fpaa.site/

Erminia Maricato
https://erminiamaricato.net

______________________