Família de Sebastião da Silva, servidor aposentado da Universidade, que reside no local há mais de 30 anos, recebe autorização para continuar morando em área da UFSCar

Concessão de moradia na UFSCar

Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, e Sebastião da Silva, morador, assinam termo de cessão

Sebastião Samuel da Silva é servidor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Há mais de 30 anos que ele e sua família residem em uma casa na própria Universidade, na Área Norte do campus de São Carlos.

Ele é marido de Hilda Silva Abreu, que tem uma paixão especial: suas flores. “Quando eu me mudei para cá, não tinha nenhuma flor. Só aquele pé de jaca e os coqueiros. O resto foi tudo eu e meu filho, que eu já perdi, que plantamos”, afirmou ela.

Apesar do zelo pela moradia, a família convivia com a incerteza: E se a Universidade ou a Justiça pedissem para eles se mudarem? Afinal, a área é pública e pertence à UFSCar. Pensando nisso, há alguns meses a Universidade vem se empenhando para regularizar a autorização de moradia da família.

“A forma mais adequada que encontramos foi estabelecer um ‘Termo de Cessão de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM)’. Este Termo representa um instrumento de política urbana que regulariza a moradia de interesse social em área pública. Como o Sr. Sebastião e sua família preenchem os requisitos legais, procedemos com a regularização da moradia”, contou a Profª. Drª. Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Chefe de Gabinete da Reitoria da UFSCar.

Reconhecimento – Após tantos anos de trabalho pela Universidade, o reconhecimento: “A casa é de vocês. Enquanto vocês e os filhos de vocês estiverem neste mundo, vão poder morar aqui”, anunciou a Reitora da UFSCar, Profª. Drª. Wanda Hoffmann, que visitou a família para contar a notícia na última sexta-feira, 30 de outubro.

Emocionado, Sebastião assinou o Termo de Cessão junto à Reitora. “Pelo reconhecimento da Reitora, tenho uma casa para morar pelo resto da minha vida”, completou Sebastião Samuel da Silva.

“O Sebastião foi um grande parceiro nos trabalhos de manutenção do campus. Fico muito feliz com a conquista dele e desejo felicidades à família”, finalizou o Engenheiro Alex Elias Carlino, Prefeito do campus de São Carlos da UFSCar, que também trabalhou pela regularização da casa de Sebastião.

Para Hilda, esposa de Sebastião, a emoção veio em dobro: “Nem tenho como agradecer. Se eu tivesse que sair daqui, sairia, fazer o quê? Mas, agora, vou poder viver para sempre aqui, com as minhas árvores e com as minhas plantinhas”, finaliza.

Contato:
UFSCar
(16) 3351-8111
https://www2.ufscar.br/

____________________