O décor assinado pela arquiteta Carina Dal Fabbro cuidou de todos os detalhes do imóvel alugado pela família que veio do Rio de Janeiro para morar em São Paulo

Atmosfera carioca de Carina Dal Fabbro

O imóvel de 280 m² é a mais nova morada de um casal carioca que se mudou para São Paulo acompanhados pelas duas filhas pequenas. Por conta do trabalho, a família iniciou uma nova etapa de vida ao firmar residência na capital paulista.

Depois de decidirem o bairro e o apartamento que alugariam, o próximo passo foi a escolha do profissional que cuidaria do projeto. Coube à arquiteta Carina Dal Fabbro, do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura, a responsabilidade conceber o novo lar. “Trabalhamos todos os detalhes para que a nova casa pudesse transmitir a atmosfera que estavam acostumados no Rio de Janeiro”, revela Carina.

Os moradores sabiam o que eles queriam: cores claras e neutras, funcionalidade, aproveitamento de alguns móveis que traziam na mudança e toque de sofisticação. “Por se tratar de um apartamento alugado, nossa premissa foi não promover nenhuma modificação estrutural. Assim, o projeto foi pautado em soluções de décor com a utilização de elementos práticos para a renovação dos espaços”, explica Carina.

Na proposta de Carina, a área social foi eleita como o cartão de visita do apartamento. Como trouxeram na mala o prazer de receber em casa, a arquiteta apostou na integração de ambientes para criar duas atmosferas para esses momentos. Na primeira sala, as poltronas foram escolhidas como elementos de destaque por conta da estampa de animal print que as revestem.

Além disso, Carina mostrou sua versatilidade ao incluir o sofá branco de dois lugares, que já pertencia à família, acompanhado pela caixa baú que cumpre, de modo genuíno, a função de mesinha lateral.

“Gosto muito de aplicar esse olhar que envolve mesclar peças que já estavam com família em meio a novas escolhas. A decoração de um novo lar pode dar vida nova para um móvel, ao mesmo tempo que transmite um sentido de continuidade”, reflete a arquiteta.

Na segunda sala, o bar está sobre o aparador posicionado em evidência. Toda concepção foi idealizada para que os moradores possam vivenciar o prazer de estar com amigos e familiares que os visitam em São Paulo.

Seguindo o preceito dos tons claros e ares contemporâneos, os confortáveis sofás e a mesa de centro em laca branca são agraciados pela fine art que está na parte na parede do bar: uma magnífica paisagem do Rio de Janeiro – uma homenagem de Carina para marcar a cidade natal dos moradores na cena paulistana que adotaram. “Esse quadro teve um significado muito marcante pra eles”, lembra Carina.

E casa com história sempre vem acompanhada por objetos decorativos apreciados e colecionados pelos moradores. Para acomodá-los, a arquiteta elegeu o efeito singelo e minimalista da estante-escada apoiada na parede.

Para completar, o banco ripado de madeira, que esconde as costas do sofá, também acolhe peças essenciais para eles. O material dos móveis reforça o conforto para os ambientes, junto com o piso original do imóvel e as escolhas assertiva dos tapetes.

Os nichos e a pia de vidro, que já estavam no ambiente, promoveram delicadeza para a composição no lavabo. O banquinho de madeira com desenho natural foi o ponto de cor para o espaço.

Discreto e bastante acolhedor, o cinza também seguiu como cor predominante no dormitório do casal, e o papel de parede escolhido reforça a sensação de aconchego. Nos pequenos detalhes, a cômoda de madeira, posicionada nas duas laterais, evoca o bem-estar e promove o apoio necessário. A poltrona azul estampada quebra a monotonia, acompanhada pelo pufe de couro, traduz-se como um realce e aquele cantinho de leitura e reflexão.

O tom rosa do papel de parede com desenho de borboletas protagoniza, com suavidade, o aspecto meigo e terno das duas irmãs. As camas, que já pertenciam às meninas, foram incorporadas no dormitório e renovadas com o novo enxoval que destaca o rosa e o cinza.

As luminárias de olhinhos, colocadas acima de cada cabeceira e a bancada à frente da cama – móvel ‘dois em um’ trazido por Carina para ser o local de estudos e penteadeira – salientam a atenção em prover um espaço gostoso para as pequenas clientes.

“No contato com elas, logo percebi como eram vaidosas. Para as crianças, mudanças de casa e cidade podem ser ainda mais impactantes. Por isso, fazer com que se sintam inseridas na nova casa é um caminho para colaborar nesse processo de adaptação que todos passarão. Elas adoraram”, confessou Carina.

Contato:
Carina Dal Fabbro Arquitetura
(11) 3078-8922
http://www.carinadalfabbro.com.br/

__________________