A mostra Northern Light, Southern Skies na BABEL SP reúne, a partir de 17 de novembro, imagens do primeiro trabalho do artista

Christian Cravo na Babel SP

Após apresentar a África em seu último trabalho, intitulado “Luz e Sombra”, Christian revisita o passado e traz de volta imagens da Salvador tropical que lhe surpreendera, quando saiu de Copenhague disposto a morar no Brasil.

Imagens de uma cidade tropical, mestiça, ao mesmo tempo singular e plural. A exposição marca o início da representação entre o artista e a BABEL SP, que recebe a exposição a partir de 17 de novembro 2020

Nas imagens em preto e branco, Christian capta a espontaneidade de crianças, a vida perto do mar, a religiosidade e a sensualidade presente nas ruas da cidade. Este foi seu primeiro trabalho, realizado entre 1991 e 1993, e será exposto, pela primeira vez, em São Paulo.

A obra foi publicada pela então prestigiada editora Cosac Naify (1996 – 2015), em 2014, e reúne 300 imagens inéditas de sua autoria, além de um prefácio assinado pelo artista Miguel Rio Branco.

O livro estará disponível para venda na BABEL SP. Na exposição são 32 imagens selecionadas entre grandes (112 x 168,5cm), médias e pequenos formatos.

O fotógrafo, nascido em Salvador, passou a infância e a adolescência entre o Brasil e a Dinamarca e fez os registros entre os 17 e 19 anos de idade, período que passou com o pai na Bahia, após 10 anos vivendo na Europa.

“A exposição Northern Light, Southern Skies é fruto de uma etapa do processo criativo que faz parte da autocrítica do artista; a releitura contemporânea do seu acervo. Revisitar é revigorar e refletir. Neste caso, o trabalho feito em sua maior parte entre os anos de 1991 e 1995, recém vindo da Europa ao Brasil que havia deixado ainda criança”, comenta.

A ideia da exposição é voltar às raízes por meio de uma nova perspectiva e reflexão intuitiva sobre o momento em que o mundo se encontra atualmente, diante de uma pandemia. Por conta do cenário atual, o tempo proporcionou o resgate da essência das primeiras experiências.

A questão da sobrevivência, a luta do dia a dia. Northern Light, Southern Skies mostra todas as influências estéticas e referências artísticas exploradas por Christian quando ainda era um jovem que experimentava a fotografia como expressão. Uma excelente oportunidade para compreender seu trabalho.

Christian Cravo é baiano, nascido em 1974 e filho do renomado artista brasileiro, baiano, Mário Cravo Neto (1947-2009) com a Dinamarquesa, Eva Christensen. Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, Christian teve seu trabalho exposto em importantes instituições, como o Museu de Arte Moderna da Bahia, Ministério da Cultura em Brasília, Instituto Tomie Ohtake, Museu Afro Brasil, Museu da Fotografia em Fortaleza e no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

Galerias que tiveram suas mostras incluem a Throckmorton Fine Art em Nova York, a Billedhusets Galeri em Copenhague, na Dan Galeria em São Paulo e na Paulo Darzé Galeria de Arte em Salvador.

Participou de mostras coletivas de grande importancia na Witkin Gallery em Nova York, na S.F. Camera Works Gallery em São Francisco, na bienal Fotofest em Houston e no Palais de Tokyo em Paris.

Recebeu prêmios do Museu de Arte Moderna da Bahia, e do Mother Jones International Fund for Documentary Photography. Além de bolsas de pesquisa da Fundação Vitae e da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé.

Em 2016 foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela melhor exposição fotográfica de 2015. Christian é um dos mais jovens fotógrafos a ganhar o prêmio Guggenheim, nos Estados Unidos. Já foi indicado para prêmios internacionais como o Paul Huff (Holanda 2007) e o Prix Pictet (Suiça/Reino Unido) 2008 e 2015 e 2016.

Seu primeiro livro Irredentos foi publicado em 2000 e em 2005 e seu segundo livro Roma noire, ville métisse foi publicado em Paris, por Autrement. Outros livros de sua autoria são: Nos Jardins do Éden 2010, Exú Iluminado 2012, CHRISTIAN CRAVO pela editora Cosac & Naify em 2014, MARIANA e Luz e Sombra ambos em 2016, editado pelo seu próprio selo Estúdio Apuena. Em 2018 publicou Filhos de Gandhy, também pelo selo Estúdio Apuena.

Serviço:
Northern Light, Southern Skies
Exposição individual de Christian Cravo

BABEL SP
Abertura: 17 de novembro, às 17h às 20h
Visitação: terça a sexta-feira das 10h às 18h + Sábado das 11h às 17h
Período expositivo: 17 de Novembro 2020 a 31 de Janeiro 2021
Rua Estados Unidos 2205, Jardim Paulistano, São Paulo, SP
Informações BABEL (11) 3062-0252 / 973-354-929

Contatos:
Christian Cravo
(11) 980-896-521
http://christiancravo.com/

Babel São Paulo
(11) 3825-0507
http://www.galeriadebabel.com.br/

____________________