Início da construção da estação Mendes da linha 9 da CPTM e finalização de quatro estações da linha 15 do Metrô SP marcam nova fase da empresa em obras de infraestrutura para mobilidade urbana

Concrejato diversifica portfólio

Estação São Lucas do metrô linha 15-Prata

Com a expectativa de retomada de investimentos em obras de mobilidade urbana no país, sobretudo no setor metroferroviário, a Concrejato Engenharia vem consolidando o seu plano estratégico de atuar mais fortemente em grandes obras especiais de infraestrutura. Dois recentes projetos em São Paulo marcam esse novo período da empresa, no mercado há 40 anos.

A companhia faz parte do Consórcio Concrejato-Alberoni e Arruda – contratado em dezembro de 2018 para construir até 2020 a estação Mendes-Vila Natal da linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – e, no ano passado, concluiu a construção de quatro estações da linha 15-Prata do Metrô (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi e Vila União).

Dados recentes da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) mostram que o Brasil tem um banco de projetos de mais de 540 quilômetros de linhas de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos que aguardam contratação nos próximos anos. O potencial desse mercado anima o presidente da Concrejato Engenharia, Rommel Curzio.

“A melhoria da mobilidade urbana nos centros urbanos é uma pauta prioritária dos governos e a Concrejato está apta para aumentar a sua presença nessas grandes obras de infraestrutura de transporte. No ano passado, entregamos com sucesso todo o acabamento e as estruturas metálicas de quatro estações do monotrilho de São Paulo e, de agora até o ano que vem, estamos mobilizados para executar a extensão da linha 9 de trilhos da CPTM, do trecho de Grajaú até Mendes, incluindo a construção de uma estação, linha aérea, via permanente e de um viaduto ferroviário”, afirma Rommel Curzio.

Obra da CPTM inclui instalação de novo AMV (aparelho de mudança de via)

A Mendes-Vila Natal será a décima-nona estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM e faz parte de um plano do governo estadual de estender o ramal em 4,5 quilômetros, atendendo moradores do extremo sul de São Paulo. O consórcio Concrejato-Alberoni e Arruda foi selecionado para retomar a obra de prolongamento de um trecho de 1,98 quilômetros, com um custo de R$ 76 milhões. O trabalho foi iniciado em dezembro de 2018 e tem prazo de 18 meses de obras e 12 meses de operação assistida.

“As equipes já estão em atividade e devemos ter até 300 trabalhadores no pico da obra. Assumir uma construção que tinha sido iniciada por outra empresa e depois suspensa é sempre um desafio, mas estamos bastante otimistas. Estamos dando continuidade às estruturas de concreto e estruturas metálicas, enquanto as equipes de engenharia preparam os pacotes de acordo com os detalhes disponíveis e cronograma da obra”, conta o engenheiro civil Felipe Menezes, diretor de Operações da Concrejato Engenharia.

A Alberoni e Arruda é responsável pela instalação dos trilhos da linha férrea e a Concrejato, pelos demais itens. Fazem parte do escopo as obras civis da estação e do entorno, acabamento, cabines de bilhetagem, estruturas metálicas, gradis e muros perimetrais. Além disso, a empresa realizará a parte de sistema elétrico (incluindo a linha aérea com cabos elétricos das linhas de tração aérea, responsáveis por movimentar as locomotivas), automação, semáforos e ainda a compra e instalação de um equipamento importado, o AMV – aparelho de mudança de via.

“Em relação à gestão da rotina da obra, aproveitamos as experiências positivas que deram certo na obra do monotrilho da Linha 15 para aplicá-las com as nossas atuais equipes. Inclusive adquirirmos um novo sistema de ERP mais moderno e eficiente. Todo o planejamento segue as metodologias e ferramentas de lean construction, gestão à vista e algumas metodologias próprias de gestão”, diz Felipe Menezes.

Contato:
Concrejato Engenharia
(21) 3147-4200 / (11) 4550-6301
http://www.concrejato.com.br/