O FNA 2020 foi instituído para reconhecer iniciativas que dialoguem em favor da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil

FNA premia projetos em 2020

O Prêmio FNA 2020 contemplou três iniciativas este ano: o Coletivo Salve Natal (RN), o movimento Paraná contra a Covid 19 (PR) e o projeto Gentileza Urbana (SP).

Escolhidos dentro de um universo de indicações vindas dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e entidades de classe, os laureados foram os mais votados pelo Conselho Consultivo que reuniu-se para apreciação no dia 14 de outubro. O colegiado contou com a presidente da FNA, Eleonora Mascia, e com os ex-presidentes Newton Burmeister, Valeska Peres Pinto, Eduardo Bimbi, Ângelo Arruda, Jeferson Salazar e Cícero Alvarez.

“Em sua 3ª edição, essa distinção é uma forma de agradecer a pessoas, organizações, iniciativas, eventos e obras, de profissionais de diferentes áreas de atuação que colaboraram para as lutas da categoria. Uma unidade cada vez mais necessária em momentos de dificuldades como nesta pandemia da Covid-19”, ponderou Valeska Peres Pinto.

Em função da pandemia, a entrega oficial das premiações ocorrerá dentro da programação virtual do 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) no dia 4 de dezembro (sexta-feira).

Saiba mais sobre os premiados:

Coletivo Salve Natal (RN) – Coletivo formado de profissionais de diferentes áreas – cientistas, educadores, arquitetos e urbanistas, ambientalistas – que atuam principalmente nas redes sociais, estimulando o debate e o protesto com relação à tramitação do Plano Diretor da Cidade de Natal. O coletivo foi indicado pelo Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte (Sinarq/RN).

Programa Paraná contra Covid 19 (PR) – Iniciativa de arquitetos e outros profissionais para promover estudos destinados a alertar para locais e populações em situação de vulnerabilidade em tempos de pandemia. O grupo estuda os impactos da pandemia nos diversos segmentos sociais e aponta a omissão das políticas públicas e seus reflexos sobre a vida das pessoas. A indicação foi feita pelo Sindicato de Arquitetos e Urbanistas do Paraná (Sindarq/PR).

Gentileza Urbana na Subprefeitura da Sé (SP) – Programa destinado à implantação de pequenas intervenções e introdução de áreas verdes, jardins de chuva, vagas verdes, bosques, biovaletas, escadarias verdes e praças, entre outras soluções da natureza para suavizar a aridez do centro da cidade. A indicação foi feita pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP).

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 98361-1145
http://www.fna.org.br/

____________________