ECOTONE um edifício de pesquisa assinado pela Triptyque Architecture na França, foi um dos vencedores do “Inventons la Metropole”, maior concurso internacional de planejamento e urbanismo da Europa

Ecotone, edifício paisagem pelo Triptyque

O Projeto Ecotone será um centro de excelência na área da pesquisa sobre Biomimétismo

Os 51 projetos vencedores distribuídos em toda a área metropolitana devem gerar 7,2 bilhões de euros de investimentos nos próximos sete anos.

Um novo conceito de edifício entre a cidade e a natureza “Nosso projeto é de criar nesse privilegiado local um vínculo entre a cidade e a natureza, com um edifício cujo papel seria de tornar-se a interface entre estes dois ambientes. Em Biologia, essa área de transição entre dois ecossistemas é chamada de ecótono”.

O ECOTONE será um dos maiores edifícios em madeira da Europa e assim um marco referencial para o setor de sustentabilidade nas cidades. Em plena crise ecológica mundial, ele se tornará um símbolo da cidade de Paris, sua metrópole e seu engajamento ecológico.

Um “edifício paisagem” destinado à pesquisa Biomimética

A arquitetura inspirada na natureza, que constroi com grandes qualidades estruturais, térmicas e perfeita funcionalidade, foi um ponto de referência crucial para o projeto.

O ECOTONE representa uma acentuação do relevo natural já que o edifício foi projetado para ser escalonado, contendo diversos terraços e pátios para iluminar as áreas internas,entre duas colinas híbridas que acolhem arvores e plantas integradas ao prédio.

O biomimétismo tem como propósito observar e se inspirar da natureza para desenvolver novas tecnologias e materiais mais respeitosos ao meio ambiente. Desde sua concepção, o ECOTONE é biomimético.

Uma nova porta Sul da Metrópoleda Grande Paris

O terreno do Coteau tem localização excepcional, situado na entrada sul da metrópole, com vista privilegiada para a cidade de Paris e seus monumentos. Além de ter fácil acesso pelo transporte metropolitano (autoestrada A6, RER B, futura linhas 14 e 15 do Grand Paris Express), está no centro de um importante “cluster” de saúde e economia numérica.

Descrição do programa:
• Setor terciário com uma área superficial de 65.000 m2 para fornecer um quadro saudável e qualitativo para usuários
• Lojas e locais que beneficiam todo o bairro
• Restaurantes que visam a sustentabilidade
• Centro de saúde e centro esportivo
• Hotel para reforçar a atração turística de Arcueil
• Residência para jovens e uma creche intergeracional transformando o Ecotone num projeto também solidário

Ficha:
Grupo de investidores e arquitetos Incorporadores / Investidores: Compagnie de Phalsbourg (cliente), Codeurs et Compagnie (co-investidor), HertelInvestissement (co-investidor) EngieAvenue (co-investidor)
Arquitetos: Triptyque Architecture, Duncan Lewis Scape Architecture, Parc Architectures, OXOArchitectes
Paisagista: Atelier Georges
Comitê científico: Museu Nacional de História Natural, CEEBIOS (centro de excelência em Biomemetismo de Senlis), CIBI, Lab Crigen (Engie) Novobiom (despoluição), Innoside, SAS Oxipio (logística de start-up), EPEA Paris (eco circulação), Les Bergers Urbains (agricultura urbana)
Programa: Les Apaches (hotelaria), Sociedade de Restaurantes, Mamie Cocotte (restaurante), Carre 92 (restaurante), Qualité & Co. (restaurante), NU (restaurante), La Vie Claire (comércio), Fédération Française des Arts Thérapeutes, Art dans la Cité (associação), Crèche Attitude, Zenpark (estacionamentos) Bureaux d’études, Elan (escritórios complementares), Lamoureux Acoustics (escritórios complementares), Arcadis ESG (escritórios complementares)
Localização: Malleret-Joinville Avenue ZAC du Coteau 94110 Arcueil

TomeNota:
Triptyque Architecture
(11) 3081-3565
http://triptyque.com

 

HOME