Jardinista carioca, Marina Reis, ensina o passo a passo dessa técnica japonesa milenar

Kokedama por Marina Reis

Setembro é o mês em que se inicia a primavera no Brasil. Tempo de florir e embelezar o lar com muitas flores e plantas. E para ornamentar a casa com um arranjo diferentão, acessível, mas com uma aparência muito sofisticada, a dica da jardinista e designer floral Marina Reis, do Atelier Colorato, é investir nas kokedamas.

Essa técnica japonesa milenar, onde o vaso é substituído por uma esfera de musgo, é perfeita para compor seu jardim ou decorar e florir o interior da sua casa. Simples de fazer, fácil de cuidar e muito duradoura, a kokedama é irresistível aos olhos e promete ganhar o seu coração.

Lista de materiais:
• 200g de terra.
• 100 g de vermiculita.
• 1 musgo verde.
• 1 nylon 0,40 mm.
• 1 planta (Antúrio, Costela de Adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge).

Execução:
1 – Em um prato largo ou bacia, misture a terra adubada com vermiculita na proporção de dois para um. Misture água para que seja mais fácil o manuseio.
2 – Pegue a muda da sua planta de preferência e envolva suas raízes com a mistura, já pensando previamente no formato da sua kokedama.
3 – Pegue um prato de musgo e vire em uma mesa plana. Coloque sua muda já com terra no centro do musgo. Cubra toda a área da terra com uma mão e segure. Com a outra mão, envolva o nylon na base. Deixe uma quantidade grande de nylon de sobra e passe por toda a extensão da esfera, até que seu formato fique redondo como desejado.
4 – Vá modelando aos poucos e aperte bastante para que o musgo não saia. Ao chegar ao formato desejado, aproveite o nylon do início para dar um nó. Corte a sobra. Caso algum local ainda fique sem o musgo, repasse novamente o nylon até que a terra não fique mais visível.

Dica da especialista – Para a kokedama, sempre dê preferência por plantas que gostem do solo mais úmido, como Antúrio, Costela de adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge. Outra sugestão é aproveitar a sazonalidade das flores. Setembro é o início da primavera e as Orquídeas Ludisia, os Lírios e a Zamioculca são fáceis de encontrar nessa época do ano e funcionam muito bem para esse ecossistema com musgo.

Contato:
Atelier Colorato Design Floral
(21) 3988-2855
https://www.ateliercolorato.com/

 


[Home Arqbrasil]