Japan House, projeto do arquiteto Kengo Kuma em parceria com o FGMF Arquitetos, recebe prêmio Prix Versailles, na categoria Shoppings & Lojas, na etapa continental, projeto concorre ainda na etapa mundial do principal prêmio de arquitetura comercial

Japan House recebe o Prix Versailles

A Japan House, espaço cultural localizado na Avenida Paulista, assinado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma em parceria com o escritório FGMF Arquitetos, foi reconhecido como o melhor projeto de arquitetura na categoria Shoppings & Lojas, na etapa América do Sul, Central e Caribe do prêmio Prix Versailles 2018.

O projeto da Japan House, que faz uso de materiais naturais e promove releitura de técnicas e elementos tradicionais das construções japonesas inseridos no cotidiano paulistano, concorre ainda na etapa mundial do Prix Versailles, que será anunciada no dia 15 de maio, na sede da Unesco, em Paris.

Principal prêmio de arquitetura comercial do mundo, o Prix Versailles é promovido pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos.

Japan House

O projeto – Convertido a partir da construção que já existia no local, o edifício da Japan House combina traços nipônicos e brasileiros. Nas duas fachadas principais, que se abrem para a avenida e para a Praça Oswaldo Cruz, elementos naturais são utilizados de maneira delicada: uma grande massa etérea de tábuas de hinoki – uma espécie de pinheiro nativo do Japão montada exclusivamente por artesãos japoneses – marca a entrada para uma pequena praça de acesso, enquanto os elementos vazados definem o volume lateral do edifício. O jogo alternante da luz do dia sobre os elementos da fachada se somam para fazer um contraponto de serenidade à agitação urbana.

Os espaços internos foram pensados para serem quase todos para uso múltiplo – exposições, palestras, mostras, debates, workshops e outras possibilidades. “Grandes portas e divisórias permitem abrir e fechar os espaços, criando novas configurações. Em alguns pontos, a estrutura existente ficou aparente, com o aspecto irregular do concreto armado. Em outros, forros de malha expandida recobertos de massa de papel criam planos translúcidos e leves”, explica Lourenço Gimenes, sócio titular do FGMF.

O espaço ainda tem um restaurante de gastronomia nipônica, espaço multimídia, lojas e um café. O ambiente também recebe lançamento de produtos, encontros de negócios, seminários executivos, exposições e outros eventos ligados à cultura empresarial.

Serviço:
FGMF Arquitetos
(11) 3032-2826
http://www.fgmf.com.br

Kengo Kuma
http://kkaa.co.jp

Japan House São Paulo
(11) 3090-8900
https://www.japanhouse.jp/saopaulo