Juliana Lahóz Arquitetura dá dicas e explica como instalar e manter o pergolado

O pergolado é destinado para áreas externas e é utilizado comumente como um espaço de descanso e lazer. Esse tipo de estrutura auxilia na projeção de sombra e também serve de apoio para elementos paisagísticos, como as plantas trepadeiras. No entanto, existem algumas indicações para quem quer implantar esse item em casa.

De acordo com a arquiteta Juliana Lahóz, ao instalar o pergolado em uma residência, é preciso estar ciente sobre as questões de limitação de altura, manutenção (principalmente se for de madeira) e fundação (forma de apoio do pergolado). “A estrutura precisa estar isolada na terra e o material utilizado precisa ser de boa resistência para aguentar os efeitos do sol e da chuva”, explica a profissional.

Quem busca um efeito mais rústico, o indicado é utilizar toras de eucalipto redondas. Para aqueles que preferem um estilo mais contemporâneo, uma opção são os pergolados mais retos e limpos, podendo receber cobertura de vidro ou até mesmo um forro de bambu. Aos que preferem um estilo diferente, o uso de ponteiras decoradas e entalhadas dão um aspecto oriental.

O modelo tradicional e original é feito de madeira, mas atualmente existe uma variedade de materiais que podem ser utilizados, como metal, bambu, concreto, steel frame, plástico, entre outros. Em todos os casos, é preciso estar ciente sobre o comprometimento de manutenção, para que o pergolado não perca as características estéticas com o tempo.

Serviço:
Juliana Lahóz Arquitetura
CAU: A28553-6
www.julianalahoz.com

Dez/2105

 

HOME