As profissionais do escritório TT Interiores dão sugestões para decorar sem gastar muito

Decorar o primeiro apartamento

Tássia Pereira e Thaisa Pereira

Comprar o primeiro apartamento, sem dúvida, é uma conquista. Muitas vezes a economia acumulada durante os anos é gasta quase em sua totalidade na reforma, e a decoração fica em segundo plano. Para aqueles que não querem abrir mão de uma boa decoração, a designer de interiores Tássia Pereira, do escritório TT Interiores, separou algumas dicas para você personalizar o ambiente sem gastar muito:

Revestimentos autocolantes: Cada vez mais usados na decoração, os adesivos autocolantes são uma opção bonita e barata para serem usados na cozinha, banheiros ou em qualquer parede da casa. “Além dos adesivos, que já são bastante conhecidos, há hoje em dia mosaicos de madeira fabricados com fitas adesivas, que o próprio morador pode aplicar e personalizar o ambiente. Eles ficam lindos como destaque de uma parede. Outra dica são os revestimentos feitos de poliestireno que são fixados com silicone. Além da praticidade na aplicação, o efeito fica incrível”, explica Tássia Pereira.

Móveis de pallets: Em alta na decoração, os pallets são versáteis e podem ser usados de diferentes formas, seja como estante, mesas, camas ou sofás. “O pallet é bem resistente, por isso pode ser bem aproveitado na decoração. O legal dele é que você pode personaliza-lo à sua maneira, criando objetos e móveis”, indica a designer de interiores.

Pintura: Efeitos diferentes de pintura fazem toda a diferença na decoração. Pintar as paredes com cores distintas, ou mesmo fazer desenhos com a tinta, deixam o ambiente personalizado. “Além das tintas tradicionais, com diferentes cores, há no mercado produtos para dar toque de cimento queimado na parede, que está bem em alta e já vêm prontos, basta aplicar. Outra dica é usar tintas com efeito de lousa, para dar àquele toque na cozinha, ou no local que quiser”, diz a profissional.

Personalização de móveis: Os móveis antigos também podem transformar a decoração, basta dar um novo ar a eles. A pintura é uma ótima maneira de restaurá-los. “Há no mercado tintas especiais para pintar móveis. Uma boa dica são os sprays, que são bem fáceis de aplicar. Para muda-los ainda mais, basta trocar os puxadores, maçanetas e estofados”, ensina Tássia.

Rodapés: Muito mais do que um elemento de decoração, o rodapé conquistou o público, visto que além de melhorar a aparência do encontro da parede com o piso, ainda protege a área. “Além da proteção, hoje o acessório se tornou um item de decoração. Há modelos, com diferentes cores, que podem ser colocados em cima de outros já existentes e dão aquele charme ao local”, ensina a profissional.

Boiseries: Criados na França entre os séculos 17 e 18, os boiseries adornavam as portas e paredes das casas da nobreza. A técnica ganhou o mundo e hoje é muito utilizada em projetos de interiores. “O boiserie combina com qualquer estilo. É um artifício de decoração bem versátil e barato que dá para ser explorado desde ambientes mais clássicos, com molduras mais trabalhadas, tanto em estilos mais despojados, como quartos de jovens, utilizando molduras coloridas, ou mesmo misturando com quadros e espelhos. É só deixar a imaginação fluir”, revela a designer de interiores, dizendo que a técnica pode ser feita de madeira, EVA ou gesso. “Há quem prefira fazer a própria moldura, mas para quem não tem habilidade, a opção é pelos modelos prontos de poliestireno ou de madeira”.

Vasinhos suspensos: Para aqueles que amam plantas e também querem deixar o cantinho delas bonito e personalizado, a designer de interiores indica a utilização de vasinhos suspensos. “Além de não ocupar muito espaço, a técnica poder ser feita utilizando vasos de cores e tamanhos diferentes, favorecendo, assim, a decoração do local”.

Caixas organizadoras: Além de cumprir a função de organização, as caixas podem ser grandes aliadas da decoração. “Além da utilidade, elas podem ser feitas pelo próprio morador com materiais reaproveitados e revestidas de tecido ou mesmo pintadas, combinando com a decoração do local”.

Contato:
TT Interiores
(011) 99947 8880 / (011) 99941 7224
http://tassiapereira.com.br/