A arquiteta Ana Johns orienta na mudança para o primeiro imóvel de forma confortável e sem gastar muito

Primeiro apartamento por Ana Johns

A cozinha é um dos cômodos em que vale a pena investir

Para quem vai sair da casa dos pais ou mudar para um imóvel novo este é um momento muito importante e que levanta diversas dúvidas. Uma das mais comuns é: o que eu preciso ter na casa nova?

O desejo é de decorar tudo do jeitinho que sempre sonhou, mas a realidade financeira às vezes atrapalha nesse momento. A arquiteta Ana Johns vai te dar algumas dicas do que é essencial para o seu primeiro apartamento.

O básico necessário, segundo Ana, é uma cama, um local para guardar as roupas e armários na cozinha. “Se puder investir em algum cômodo, acredito que o ideal seja a cozinha. É um espaço que pede um projeto bem pensado e sob medida, especialmente se o seu imóvel é pequeno”, diz.

Já o guarda-roupas é um móvel que pode esperar. “É possível usar uma arara e depois adquirir ou montar um armário. Os móveis da sala também não são essenciais. Neste primeiro momento, a improvisação e a criatividade são os segredos”, conta a arquiteta.

Ana acredita que para facilitar a funcionalidade dos ambientes é importante ter um projeto, mesmo que ele não seja executado por completo. Isso auxilia na escolha dos móveis, dos itens de decoração e também dá uma noção melhor do espaço disponível.

“O layout com as medidas principais é essencial, para não investir em algo incompatível com o espaço ou que inviabilize um próximo móvel”. Segundo Ana, é importante levar em consideração também a funcionalidade e a estética dos itens adquiridos, para que eles possam ser utilizados a longo prazo.

Aos poucos os cômodos vão ganhando forma e é possível ter uma noção melhor de quais móveis serão adequados para os ambientes. “Mesmo com a ajuda de um profissional, é bacana poder sentir o espaço com os itens que vão sendo adquiridos, entendendo o que cada um traz para o ambiente”, afirma a arquiteta.

O espaço disponível em cada cômodo do apartamento interfere diretamente nas escolhas de decoração, assim como as prioridades do cliente. No quarto, por exemplo, é possível colocar uma cama grande, mas provavelmente a circulação ou o tamanho do guarda-roupas poderão ficar limitados.

O mesmo acontece com a sala, que normalmente é um ambiente que mescla o espaço de estar e de jantar. “Para alguns clientes, uma mesa grande é algo importante, para outros a prioridade é o conforto do sofá, ou que ele possa ser usado como cama. Isso tudo é levado em conta no projeto”.

Um ponto importante é saber a localização das tomadas e tentar usufruir da estrutura já pronta para a instalação das TV’s e eletrodomésticos. “Qualquer mudança é possível, mas algumas serão mais onerosas e trabalhosas do que outras”, alerta Ana.

Por fim, os revestimentos e pintura do seu apartamento devem ser pensados com cautela. O conselho da Ana é apostar em tons claros.“Se não tem certeza se irá ficar bom, o ideal é escolher cores e revestimentos mais neutros, e então depois usar itens de decoração para dar cor e personalidade para o ambiente”, finaliza a arquiteta.

Contato:
Ana Johns Arquitetura
(41) 996-778-335 | 991-514-775
https://www.anajohnsarquitetura.com.br/

 

Cadastre-se