A artista paulistana, que pesquisa o mar e sua fluidez, aplica técnicas de arteterapia em pinturas e esculturas

O mar de Patrícia Carparelli na New Gallery

A fluidez da água inspira os traços orgânicos de Patrícia Carparelli. O processo criativo da artista parte de uma autoanálise em movimentos internos e externos, focados nas relações e no tempo. A exposição individual Mar Expandido, que acontece na New Gallery a partir de 15 de agosto, com curadoria da Kura Arte, reúne mais de 140 pinturas recentes e uma instalação imersiva de esculturas de vidro. A artista, que tem como inspiração o mar e as demais paisagens da natureza, usa a arteterapia como fio condutor de sua produção plástica.

Entendedora de recursos artísticos e visuais com fins terapêuticos, Patrícia faz de seu processo criativo um momento de introspecção e autoconhecimento. Como arteterapeuta, acessa o inconsciente para produção de aquarelas, pintura a óleo e vidro soprado. O momento que antecede sua vivência em ateliê é tomado por meditações e exercícios de respiração, que depois desdobram-se em telas e objetos. “Começo a produzir a partir de um questionamento sobre a importância da consciência do tempo presente”, pontua a artista.

Nas 142 pequenas telas a óleo, a gestualidade do inconsciente aparece na forma como a artista emprega cores e memórias. Patrícia pinta paisagens oníricas, o movimento da água, a reflexão, a profundidade e o espaço. O ritmo das pinceladas revela movimentos orgânicos que acontecem diretamente na tela, sem a necessidade de rascunhos.

Na série inédita exposta na New Gallery, Patrícia explorou, além das pinturas a óleo, a técnica de vidro soprado – que consiste em moldar o vidro inflando-o com o auxílio de um tubo de sopro. O resultado é objetos com formas singulares, que traduzem a preocupação da artista com a organicidade que a matéria-prima assume.

Serviço:
Mar Expandido – Patrícia Caparelli
New Gallery
Rua Padre Garcia Velho, 173
Abertura para convidados: 15 de agosto, às 18h
Período expositivo: 16 de agosto a 15 de setembro
Terça a sexta-feira, de 10h às 12h e 14h às 18h
Sábado, de 10h às 15h
(11) 3815-8711
http://www.newgallery.com.br/

Contato:
Patrícia Carparelli
https://www.patriciacarparelli.com