Imagem e poesia dão o tom da mostra de Nario Barbosa na OMA Galeria, consolidando ano importante de sua carreira o artista abre exposição com obras inéditas

Nario Barbosa na OMA Galeria

No dia 27 de julho na OMA Galeria o artista sergipano Nario Barbosa abrirá sua segunda exposição individual, intitulada “Nario Barbosa: nas entrelinhas”, sob curadoria de Thomaz Pacheco, que menciona “Nario está tendo um ano muito significativo, essa sua mostra apresenta um lado mais intuitivo do artista, e um aprofundamento nas questões de arquivo e materialidade de suas obras”.

Com um trabalho singular de características autobiográfica, o artista além de atuar como fotojornalista há mais de 20 anos na grande São Paulo, possui uma visão bastante peculiar frente as suas fotografias, pois Barbosa em sua pesquisa que vêm desenvolvendo a anos têm a imagem revelada como um meio de transcendência para suas origens, seu trabalho transita entre o registro e o manipulável.

Quando se observa um de seus trabalhos, o olhar não se atenta apenas no ímpeto da imagem, mas também perpassa pelas tramas em linha, se embrenhando e delineando as formas já existente, rompendo com o tangível da imagem, este ato que beira a subversão, atribui uma questão espacial a sua obra, levantando questões que rompem a função básica da própria fotografia.

O artista enxerga seu arquivo de fotografias como um ponto de partida a ser explorado, e um meio para resgatar práticas e conceitos de sua história, habitualmente suas fotos são tiradas durante seu trabalho de fotojornalista, tendo como um dos temas mais recorrentes, trabalhadores, que se encontram quase no anonimato, em meio ao tumultuado espaço urbano. Enquanto a essência do bordado é o resgate de uma herança cultural do ponto cruz, cujo o artista aprendeu ainda criança por crescer junto a uma família de bordadeiras.

Curiosamente em paralelo a sua mostra individual o artista também participará pela primeira vez da SP-Arte/Foto, este que é o principal evento voltado a fotografia no Brasil. Com um ano intenso Nario Barbosa ainda integrou algumas mostras coletivas a exemplo da exposição que ocorre simultaneamente na Pinacoteca de São Caetano. Portanto essa mostra individual vem para celebrar um ano importante em sua carreira.

Serviço:
Nario Barbosa: nas entrelinhas
OMA Galeria
De 28/07 a 02/09/2018.
Ter. á Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h
Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130
Gratuito
(11) 971-533-107 / (11) 981-790-588
http://www.omagaleria.com/

Nario Barbosa
https://www.flickr.com/photos/nariobarbosa/