Antonia Bergamin e Thiago Gomide, à frente da galeria, levam seleção exclusiva de obras de artistas contemporâneos brasileiros para a feira

Bergamin & Gomide na ArtBasel Hong Kong

Mira Schendel (1919-1988) / Sem Título, da série Monotipias

Mantendo sua tradição em mostrar os artistas brasileiros mais importantes do Pós-Guerra, a galeria Bergamin & Gomide apresenta em sua segunda participação na ArtBasel Hong Kong, que acontece entre os dias 27 e 31 de março, uma meticulosa seleção de obras de Mira Schendel, Lygia Clark, Waltercio Caldas, Adriana Varejão, Antonio Dias, entre outros artistas contemporâneos brasileiros.

Um ano depois do Manifesto Neoconcreto (1959), Lygia Clark leva sua pesquisa a outro nível com a série ‘Bichos’ (1960): escultura em alumínio geométrica e articulada que convida o espectador a interagir com ela. Bergamin & Gomide também apresenta a série ‘Toquinhos’ de Mira Schendel de 1970 – feitos em papel japonês sobre o qual a artista aplica letras, símbolos gráficos e pedaços de papel tingidos com ecoline, montados em caixa acrílica. ‘Toquinhos’ é uma investigação das potencialidades plásticas dos símbolos de linguagem.

Entre outros destaques apresentados estão também a pintura em preto e branco ‘A Vida Secreta’ de Antonio Dias, feita durante a década 1970, e ‘Monocromo Cru #4’ (2011) de Adriana Varejão, artista internacionalmente reconhecida, que investiga as diferentes técnicas do feitio de azulejos, expondo assim diferenças sutis de profundo sentido cultural.

Serviço:
Galeria Bergamin & Gomide
(11) 3853-5800
https://bergamingomide.com.br/