Ícaro Jardins do Graciosa, com projeto de Arthur Casas, é finalista do 3º Prêmio Oscar Niemeyer e concorre como melhor projeto de arquitetura latino-americana

Ícaro de Arthur Casas no Niemeyer

O Ícaro Jardins do Graciosa, incorporado pela AG7 com projeto de Arthur Casas é finalista do 3º Prêmio Oscar Niemeyer . Ao todo, são 20 obras brasileiras escolhidas pelo IAB para representar o país.

O residencial Ícaro Jardins do Graciosa, da incorporadora AG7, com assinatura do renomado Studio Arthur Casas está entre os selecionados da 3ª edição do Prêmio Oscar Niemeyer. O projeto está concorrendo ao lado de 20 obras brasileiras, selecionadas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Outro projeto curitibano que também está na lista é a Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41.

A premiação contempla ainda projetos de outros 20 países e serão expostos na Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, no Equador, em novembro deste ano. A entrega dos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar será realizada durante o Congresso UIA2021Rio, que acontecerá em julho de 2021, e irá considerar valores arquitetônicos e tecnológicos dos projetos e sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambiental. Haverá também a indicação de menções honrosas.

O ÍCARO Jardins do Graciosa, localizado no bairro Cabral, em Curitiba (PR), adota o conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios em toda a sua altura, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo. O terreno tem 4 mil m² e contempla três luxuosas torres com apartamentos que recebem muita luz natural, terraços exuberantes e jardins suspensos.

O paisagismo do projeto é assinado por Renata Tilli. Entre outros prêmios recebidos, o residencial já recebeu, em 2019, a certificação Ouro do Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio, a principal certificação de sustentabilidade do país, que deu ao ÍCARO o título de empreendimento mais sustentável do Brasil.

O Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana (ON Prize) é uma iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), fundada em 2012 na Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito.

20 projetos brasileiros selecionados para o Prêmio Oscar Niemeyer – O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB divulgou os 20 projetos nacionais selecionados para a disputa do 3º Prêmio Oscar Niemeyer. Entre eles, estão obras de escritórios ou arquitetos que participarão do UIA2021RIO, como Roberto Moita, Biselli Katchborian, Estúdio 41, Laurent Troost, Andrade Morettin, entre outros.

Vice-presidente do IAB e coordenador da curadoria do prêmio, Fabiano Melo destacou que, além do altíssimo nível de qualidade dos projetos inscritos, foi surpreendente a pluralidade: tanto projetos de arquitetos renomados como de jovens talentos estiveram na disputa.

Agora, estes projetos disputam a fase final junto a outros de profissionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. E todos participarão da Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito, em novembro.

A entrega dos prêmios será feita no Rio de Janeiro, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO. Serão concedidos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares considerando os valores arquitetônicos e tecnológicos e sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambientais.

O Prêmio Oscar Niemeyer é uma iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL). “É o mais importante prêmio de arquitetura das Américas. Mostra a produção de diversos países. O IAB tem muito orgulho de selecionar os trabalhos”, diz Nivaldo Andrade, presidente do IAB.

A comissão julgadora dos trabalhos no IAB foi composta por arquitetos das várias regiões do país: além do curador geral Fabiano Melo, participaram Marcos Cereto (Região Norte), Bruno Braga (Região Nordeste), Melyna Gonçalves e Rafael Mielnik (Região Sudeste), Thiago Andrade (Região Centro-Oeste) e Aníbal Verri (Região Sul).

Os projetos brasileiros selecionados:

• Academia Unileão – Lins Arquitetos – Juazeiro do Norte/CE
• Aeroporto de Florianópolis / Terminal Internacional de Passageiros – Biselli Katchborian Arquitetos – Florianópolis/SC
• Almacenes CL – Vaga – Cesário Longe/SP
• Beacon School – GOAA + Andrade Morettin Arquitetos – São Paulo/SP
• Capela Ingá Mirim – Messina Rivas – Itupeva/SP
• Casa de Lata – Sauermartins – Canela/RS
• Casa dos Cajueiros – Terra Capobianco + Galeria Arquitetos – Ubatuba/SP
• Casa Fortunata – Luciano Lerner Basso, ARQ – Caxias do Sul/RS
• Casa na Mantiqueira – Gui Paollielo – Santo Antônio do Pinhal/SP
• Casa Treliça – Roberto Moita arquitetos – Manaus/AM
• Edifício Manga – Laurent Troost – Manaus/AM
• Edifício POP+ – Andrade Morettin arquitetos associados – São Paulo/SP
• Estação Antártica Comandante Ferraz – Estúdio 41 arquitetura – Curitiba/PR
• Estúdio no Jardim Paulista – Grupo de Arquitetura – Presidente Prudente/SP
• Fazenda Mato Dentro – Acayaba + Rosenberg arquitetos – Catuçaba/SP
• Hospital Público de Urgência – SPBR – São Bernardo do Campo/SP
• Ícaro Jardins da Graciosa – Studio Arthur casas – Curitiba/PR
• Manual da Moradia Guarani – Grupo ][ Fresta – São Paulo/SP
• Novos Alojamentos da APCEF-SC – Pimont arquitetura – Florianópolis/SC
• Retrofit edifício Rosa – Acayaba + Rosenberg arquitetos – São Paulo/SP

Contatos:
Studio Arthur Casas
(11) 2182-7500
https://www.arthurcasas.com/pt/

AG7 Realty
(41) 3339-6700
https://ag7.co

UIA2021Rio
sec@uia2021rio.archi
https://www.uia2021rio.archi

IAB
https://iab.org.br/
IAB SP
(11) 3259-6866
https://www.iabsp.org.br/

Sua conexão com o Arqbrasil