Universidade São Judas lança novo curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo com foco nas grandes metrópoles, o curso será ofertado na unidade da Mooca, Zona Leste de São Paulo

Doutorado em AU na São Judas

Laboratório de Arquitetura da USJT

A Universidade São Judas, atenta às demandas do mercado e das necessidades da sociedade civil, participa ativamente do desenvolvimento de políticas públicas, dentro de suas competências e no âmbito dos programas de pesquisa e extensão. Em linha com sua proposta, a instituição irá lançar no segundo semestre um novo curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de produzir pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da região metropolitana e para a qualidade de vida da população.

Serão disponibilizadas 10 vagas, por ano, para o curso de doutorado em Arquitetura e Urbanismo, que contará com 10 professores, 18 disciplinas e quatro anos de duração (oito semestres). Além disso, o doutorado poderá dialogar com outros cursos da Universidade São Judas e desenvolver projetos integrados.

“Percebemos que as instituições que oferecem o curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo na capital têm foco e atuação nos âmbitos nacional e internacional, assim, existia uma demanda por um foco regional e local que precisava ser atendida”, destaca Fernando Vázquez Ramos, coordenador do Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas.

Cada vez mais se faz necessária a formação de pessoal nas instâncias acadêmicas do Mestrado e de Doutorado, capaz de atuar tanto no ensino como na administração pública, e/ou nas organizações da sociedade civil, no âmbito local e regional. Nesse sentido, a concretização deste novo curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo possibilitará a formação de profissionais que estejam aptos a realizar pesquisas científicas nesses campos, contribuindo com sua expertise e conhecimento no enfrentamento de demandas cada vez mais complexas, que vêm do processo de urbanização de modo geral, mas também das exigências específicas provenientes da escala, e comunidade, local.

Esse universo regional e local está contemplado na própria estrutura da Universidade São Judas, que possui 11 unidades no estado de São Paulo, nove delas na capital e região metropolitana, sendo que sete delas já oferecem o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.

“A Universidade São Judas Tadeu vai oferecer um Doutorado cujo diferencial será o de atender às necessidades locais e regionais que poderá ser replicado em outras metrópoles do Brasil. Para isso, teremos duas linhas de pesquisas: uma de ‘Patrimônio Cultural, Ambiente e Representação’ e outra sobre ‘Gestão do Espaço Urbano e Sustentabilidade’, para que o profissional possa promover uma urbanização sustentável, racional e responsável, como definido na Agenda 2030”, complementa o coordenador.

A Universidade desenvolve diversos projetos nas periferias de São Paulo, especialmente no Itaim Paulista, como já mencionado, cujo trabalho de Assessoria Técnica atualmente ocupa um espaço na sede da subprefeitura. Também se destaca a produção de inventários de patrimônio cultural no Cambuci e no Ipiranga, realizados em colaboração com o Departamento de Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo (DPH).

Além desses trabalhos de colaboração com o poder público, também existem parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), assim como os projetos com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e com o Núcleo Docomomo São Paulo, entre outros.

Assim como o mestrado em Arquitetura e Urbanismo, criado em 2005, o doutorado mantém um de seus focos nas áreas vulneráveis e culturalmente afetadas, como os trabalhos que já estão sendo desenvolvidos na Zona Leste do território paulistano, que concentra 4,5 milhões de habitantes em uma área de aproximadamente 365 Km², onde já se desenvolve desde 2015 um trabalho de Assessoria Técnica em parceria com a subprefeitura do Itaim Paulista. Os interessados em ingressar no Doutorado podem se inscrever pelo site: https://www.usjt.br/prppg/.

Serviço:
Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Segundo semestre de 2020
Universidade São Judas Tadeu, unidade Mooca (R. Taquari, 546 – Mooca)
Inscrições: https://www.usjt.br/prppg

Contato:
Universidade São Judas Tadeu
(11) 2799-1677
https://www.usjt.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil