Com vista privilegiada e amplas áreas de lazer, dúplex assinado pelo escritório Dantas & Passos Arquitetura é um projeto de interiores contemporâneo, equipado com móveis de linhas retas e cores sóbrias

Dantas & Passos com pé-direito duplo

Localizado no bairro Panamby, em São Paulo, o apartamento de cobertura com dois andares e 500 m² tinha espaço de sobra para abrigar o casal e seus dois filhos. Mas o imóvel, entregue pela construtora, carecia de ambientes mais personalizados, além de acabamentos e mobiliário que facilitariam a vida da família. As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura, cuidaram de transformar os desejos dos moradores em realidade.

Para vencer o pé-direito duplo de 5 metros da ala social foi preciso buscar soluções que tornassem living, sala de jantar e varanda numa área única, muito aconchegante e que valorizasse ainda mais a vista para o parque. Assim, as arquitetas eliminaram as portas que separavam a varanda do resto do apartamento e integraram tudo.

A paleta de cores também entrou como um recurso para aquecer os ambientes: a madeira escura veio para contrapor com o mármore do piso e os estofados na cor clara. “Para o moodboard da decoração, brincamos com branco, off-white, brick, bege e marrom escuro”, fala Danielle.

A ala social de 40 m2 foi dividida em duas partes: de um lado fica o estar, com dois sofás (Franccino Casa) e duas poltronas (Marche Art de Vie), já do outro está o bufê, a mesa quadrada com oito lugares e o aparador. “Os estofados são dispostos de maneira simétrica, um em frente ao outro, para acomodar mais gente. Além disso, adicionamos duas poltronas e duas banquetas”, revela Danielle.

O morador optou por uma mesa quadrada, centralizada entre o aparador de couro croco marrom e o bufê de laca bege cappuccino. “Aproveitamos o pé-direito duplo e desenhamos um espelho bronze que dá duplicidade e também reflete a vista incrível. Atrás do painel de madeira ripado há espaço para embutir a porta de correr da copa, que ora unifica os espaços, ora traz privacidade na hora das refeições”, completa Danielle.

A varanda possui aproximadamente 23 m2 e está contígua ao living. Para favorecer essa conexão, as arquitetas nivelaram o piso e retiraram as portas que separavam os dois ambientes. “A coluna, no meio da sala, por ser parte estrutural não pôde ser removida e passou a fazer parte do projeto de interiores”, diz Danielle, sócia de Paulo Passos. As cortinas de linho sintético (Casa Mineira), com caimento perfeito, dão mais leveza ao pé-direito duplo.

Ainda no térreo, Paula Passos e Danielle Dantas transformaram o pequeno lavabo numa atração à parte, graças ao uso de uma cuba de pedra escultural e do espelho, que roubam a cena. Com 12 m2, a cozinha revela revestimentos com conceito moderno em preto e branco. As arquitetas adotaram pastilhas de vidro pretas, bancada de granito preto São Gabriel (Vedra Mármores) e armários de laminado branco (Florense) – tudo muito prático e simples de manter.

As quatro suítes da cobertura viraram apenas três. Com isso, as arquitetas transformaram um dos ambientes em banheiro e closet da esposa, separando do banheiro e closet do marido. “Eles pediram espaços isolados, respeitando a individualidade e personalidade de cada um”, conta Danielle. Para deixar a suíte master de 18 m² mais acalentadora, as arquitetas forraram todas as paredes com um papel (Wallcovering) que tem a textura e a aparência de tecido.

No mesmo corredor de acesso aos dormitórios também é possível chegar ao quarto dos dois filhos. Perfeito para acompanhar o crescimento da jovem moradora, o quarto da menina tem cerca de 10 m2. “Desenhamos a estante e escrivaninha integradas em frente a cama, ambas de laca branca. O espaço também conta em armário com portas de correr espelhadas e cama com bicama. O piso de taco ajuda a esquentar o local”, explica a arquiteta Danielle Dantas.

No segundo andar, uma das atrações é o home theater de 25 m2, idealizado para acomodar toda a família e alguns amigos com muito conforto. Para isso, as arquitetas apostaram em um sofá com 5 m com duas chaises nas extremidades, assim como um amplo painel de TV (Móveis Varela) que esconde a fiação e os equipamentos de som e automação.

“Atrás do sofá revestimos a parede com papel de parede, da Orlean, para deixar o ambiente ainda mais gostoso e sofisticado”, explica Danielle Dantas.

Ali perto, uma sala menor conta com um telão, muito curtido pela família. E próximo desse espaço está a adega e uma antisala, onde é possível fumar charuto acompanhado de um bom vinho. As plantas altas e volumosas deixam a sala ainda mais acolhedora (paisagismo da MitiGarden).

A área da churrasqueira é um dos espaços mais usufruídos da cobertura, especialmente nos dias quentes de fim de semana. Por lá, os moradores conseguem fazer churrasco, pizza e hambúrgueres. “De freijó lavado, a mesa de 2,30 x 0,90 m foi desenhada pelo escritório e está acompanhada pelos bancos da Tok&Stok. As capas azuis podem ser trocadas facilmente”, fala Danielle. Atrás da churrasqueira, o porcelanato que imita madeira (Portobello) é fácil de limpar.

Resumo da ópera:
• Com pé-direito duplo de 5 m e uma varanda fechada por vidros do piso ao teto, o dúplex de cobertura se abre para o parque Burle Marx, na zona sul de São Paulo.
• O painel de madeira escura, que esconde a escada, esquenta o living e a sala de jantar, marcados por acabamentos e mobiliário claros.
• Por ser um imóvel amplo, um dos grandes desafios para as arquitetas foi adequar toda a tubulação de ar-condicionado central com o forro de gesso.
• A cortina de vidro que deixa transparecer o parque. As arquitetas apostaram em duas confortáveis chaises e duas poltronas acompanhadas de uma lareira (Construflama). Na outra ponta, a mesa redonda serve para jogos ou apoio ao jantar.
• O lavabo, próximo ao living, ganhou um papel de parede marrom escuro (Wallcovering) para conquistar mais sofisticação. A bancada escultural leva mármore travertino romano (Vedra Mármores). Com o clássico duo preto e branco, a cozinha tem fogão, pia e geladeira próximos, simplificando o dia a dia da família.
• A suíte máster conta com tacos palitos de cumaru (Pau Pau Pisos de Madeira). Num tom mais escuro, as cortinas de linho sintético são práticas e têm caimento perfeito. Do outro lado do ambiente, a escrivaninha permite que o morador trabalhe em casa, com a tranquilidade da área da íntima. Poltrona da Franccino Casa.
• O maior closet (Florense) foi dedicado à esposa, que preza por um lugar organizado e claro. Por isso, as arquitetas lançaram mão de nichos, gavetas e cabideiros para acomodar tudo. Também cabe ao closet, com piso de taco, fazer a ligação do corredor da ala íntima com o banheiro, que mede 4,65 m2. Ele recebeu piso, paredes do chuveiro e bancada com pia esculpida em Mármore Piguês. O gabinete sob o tampo leva laminado texturizado branca (Florense). Louças e metais da Deca.
• A mesma circulação compreende a área exclusiva ao marido. Para chegar ao banheiro, absolutamente claro e iluminado, é preciso passar pelo closet. Embora de tamanho menor do que o ambiente da esposa, ele foi pensado nos mínimos detalhes para atender perfeitamente às necessidades do proprietário. Armários da Florense.
• O papel de parede rosa (Orlean) traz uma textura que garante aconchego para o quarto da menina.
• Sala de TV traz um sofá (Interni) de cinco metros, muito confortável para acomodar toda a família em dias de cinema em casa.
• Na sala, a escolha pelo guarda-corpo de vidro transparente não prejudicou a vista maravilhosa do parque. Como faz parte de uma confraria de vinhos, o proprietário fez questão de uma ampla adega para armazenar dezenas de vinhos. Dessa maneira, as arquitetas lançaram mão de uma adega climatizada de 7 m² (BBlock) com acabamento de madeira escura e capacidade para 500 garrafas.
• Na área externa coberta, a mesa redonda com oito cadeiras atende aos espaços da churrasqueira em dias de festa e reuniões maiores.
• A área da piscina tem deck com futon e lareira, já a piscina aquecida (8,50 m x 3,50 m) pode ser aproveitada o ano inteiro.

Contato:
Dantas & Passos Arquitetura
(11) 3081-8627 / 3064-6737
http://dantasepassosarquitetura.com.br/


[Home Arqbrasil]