Ação que já beneficiou 2200 pessoas em situação de rua em 40 dias, realiza nova edição na sexta, 22/5

Projeto social Fogão na Rua

Voluntários do Fogão na Rua montando kits a serem distribuídos

Com ações quinzenais durante a pandemia o grupo já distribuiu refeições, cobertores, máscaras, álcool em gel e itens de higiene pessoal ao que seria equivalente a 9% da população em situação de rua segundo censo divulgado pela Prefeitura de São Paulo. Próxima ação do Fogão na Rua acontece nesta próxima sexta-feira, com cardápio especial e novas doações, onde serão atendidas 500 pessoas.

O Fogão na Rua é um projeto social, sem fins lucrativos, criado em 2016 por três amigos: Erica Matusita, Helena Pasqual e Luis Fernando Ribeiro. Os três são fundadores e tocam, voluntariamente, as ações que mensalmente leva doações de alimentos, itens de higiene pessoal, roupas e cobertores a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Com o crescente número de pessoas em situação de rua e a vulnerabilidade aumentada pelo período de pandemia e isolamento social que vivemos no país, o Fogão na Rua que realizava ações de distribuição mensais de alimentos e itens de higiene intensificou as entregas para cada quinze dias e reduziu seu número de colaboradores voluntários de 30 a 45 pessoas para 15 por ação.

Além disso o grupo, sob coordenação de Erica Matusita, porta-voz da iniciativa, se preocupa em explicar o momento atual em que vivemos a crise de Coronavírus para as pessoas assistidas, orientando-as como lavar as mãos corretamente e entregando kits de garrafas com água e sabão para que seja possível manter tal higiene. Máscaras de tecido, frascos de álcool em gel e um panfleto explicando sobre a Covid-19 e seus riscos, também estão inclusos entre os itens distribuídos pelo Fogão na Rua.

O projeto se mantém por meio de doações de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores e itens de higiene pessoal, e também de doações financeiras que auxiliam nas compras do itens para distribuir entre 400 e 500 kits a cada edição. Já contou com apoio e doações de algumas empresas como Dudalina, Caê Atelie, Piu Brand,Triya, Valencien, Tirolez, Comitê, MyBasic dentre outras. Nas 4 ações realizadas pelo Fogão na Rua entre os dias 26 de março e 5 de maio de 2020 foram gastos R$20.720,00, o equivalente a R$9,41 por pessoa beneficiada pelo projeto.

O que foi distribuído pelo Fogão na Rua entre 26/3 e 5/5:
1.600 refeições;
950 sanduíches;
2.000 garrafas de água;
1.960 sucos;
1.700 leites achocolatados;
1.240 pacotes de biscoitos;
800 mini bolos;
1.500 chocolates;
410 ovos de Páscoa;
2.350 escovas e pastas de dentes;
2.350 sabonetes;
2.350 rolos de papel higiênico;
900 shampoos e condicionadores;
500 absorventes femininos;
1.800 frascos de álcool gel;
1.800 mascaras de proteção facial;
2750 preservativos;
970 pares de meias;
320 cobertores;
230 blusas e calças de moletons
1 barraca de camping para um casal que vive no Centro de SP e estava dormindo diretamente no chão.

A próxima edição do Fogão na Rua acontecerá na sexta-feira, 22/5, quando serão doados 500 espetinhos de carne assados pela churrasqueira Larissa Morales, conhecida como Larica na Brasa, junto a 200 x-burgueres que a hamburgueria BRGR Burguer produzirá e doará à ação, produzidos com 16kg de queijo doados pela Tirolez.

Na ação, por conta do inverno que se aproxima, também serão entregues 500 cobertores, 500 pares de meias e 200 moletons, todos novos e de excelente qualidade. Aliás, o cuidado com a entrega final, com a seleção dos produtos, com a qualidade e feitura dos alimentos, é uma premissa indispensável para a coordenação do projeto.

Sobre as ações realizadas a co-fundadora do projeto Erica Matusita compartilha sua experiência: “A cada ação do “Fogão na Rua” estamos atendendo uma média de 500 pessoas e oferecendo refeições, água, sucos, achocolatados, biscoitos, kits higiene, álcool gel, cobertores, máscaras, pares de meias, cobertores e casacos, tudo preparado com o maior cuidado e carinho.

Nossa ação busca oferecer um momento de acolhimento e dignidade, minimizando a dor e a solidão de quem está na rua à sua própria sorte, na última ação, inclusive, convidamos um saxofonista para tocar na rua durante a entrega de doações, deixando o clima mais leve e menos triste.

O número de pessoas atendidas a cada ação do Fogão na Rua representa a 2% da população de rua na cidade de SP, a cada entrega de tentamos conscientizá-los sobre os riscos da Covid, da necessidade de buscarem abrigo neste momento e se protegerem.

Muitos respondem que a fé em Deus os protege outros dizem que situação pior do que a que eles já estão não existe e 98% nos agradece dizendo o quanto a nossa ajuda é importante e necessária para eles naquele momento. A fome tem sido maior que o medo e a falta de esperança no futuro já é uma realidade pra eles, que enxergam em nós um alívio momentâneo à dor.” Relata.

Doações:
https://www.fogaonarua.com.br/

Abaca$hi
(11) 3062-5500
https://abacashi.com/p/fogao-na-rua-2552

Contato:
Fogão na Rua
contato@fogaonarua.com.br
https://www.fogaonarua.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil