Selecionados deste ano questionam o papel social do design

Cartaz premiado do Prêmio MCB

Cartaz vencedor de Leonardo Sá Rocha Sarabanda

O Concurso do Cartaz para a 34ª edição do Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, recebeu 403 inscrições, com participantes de 18 estados, e teve como vencedor o trabalho de Leonardo Sá Rocha Sarabanda, que receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil.

O concurso vem sendo realizado anualmente de forma contínua pela instituição, como meio de incentivar a produção e o debate sobre essa peça gráfica e procurar restaurar sua centralidade nas campanhas de divulgação. Em 2020 houve, pela primeira vez, um tema a ser seguido, o Papel Social do Design. Durante o percurso do concurso fomos atravessados pela pandemia de covid-19, fato que transformou o formato e o processo seletivo da premiação, que passaram a ser digitais.

O cartaz vencedor, de autoria de Leonardo Sá Rocha Sarabanda, é, segundo Ruth Klotzel, coordenadora da comissão julgadora desta edição, “um projeto bem estruturado e que faz bom uso de imagem, cor e tipografia. Ele destaca um saco de lixo, de ponta cabeça, como o único objeto no cartaz.

Uma imagem emblemática, que carrega em si muitos significados: desloca o lixo de seu lugar e orientação usuais, como um “ready made”, indagando sobre o valor dos objetos e sobre o que descartamos; nos mostra como somos iguais (“do pó viemos, ao pó voltaremos”) e ressignifica a imagem do lixo quando visto à distância, fazendo-o parecer uma leve bexiga suspensa em um fio, ou um botão de rosa, por exemplo.

Além dessas imagens, esse cartaz sugere várias associações possíveis, não se esgotando na objetividade e nem na intenção de quem o criou, continuando vivo nas possibilidades de interpretação de quem o lê. Ele não nos traz soluções, mas evoca indagações que indicam nossa incerteza e nossa responsabilidade em relação ao futuro. ”

Klotzel, designer formada pela FAU-USP e mestre pela mesma universidade, esteve ao lado de Guto Lacaz, arquiteto pela na FAU-SJC (1975), artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista e cenógrafo; Maria Cau Levy, designer gráfica, arquiteta e educadora; Oga Mendonça, filmmaker designer multimídia e podcaster; e Thiago Lacaz, Designer formado pela Esdi/Uerj, com especialização em design gráfico pela USP e design de livros pela Universidade de Reading, Reino Unido no corpo de jurados.

A comissão julgadora elegeu sete cartazes finalistas, os quais, para a coordenadora, “expõem vários aspectos relacionados ao tema proposto: o banco caipira, composto com a lógica do sistema cromático CMYK; uma cadeira cheia de pontas, que nos impede de sentar, representando o design excludente; o saco de lixo preto, objeto que todos conhecem e que contém nossos descartes; a referência à arquiteta Lina Bardi e seu olhar para uma solução vernacular de assento; o desenho dos moldes de máscaras de proteção, tão necessárias neste momento; adesivos – que hoje são utilizados como entrada no Museu da Casa Brasileira – compondo um cartaz; as demolições e a gentrificação nas grandes cidades. Cada um aponta para algumas reflexões possíveis. ”

Outras 15 pecas pré-selecionadas pelo júri comporão uma exposição virtual junto ao cartaz premiado e às menções honrosas.

Resultado

1º LUGAR – Autor: Leonardo Sá Rocha Sarabanda | Inscrição: 2020-1-00098 / Orientadores: Celso Longo e Daniel Trench / Instituição de ensino: Escola da Cidade / São Paulo, SP

Menções honrosas (por ordem alfabética)
• Alessandra Valerivna Kalko / Inscrição: 2020-1-00094 / São Paulo, SP
• Giulia Fagundes, Giovani Castelucci, Guilherme Vieira / Inscrição: 2020-1-00274 / Escritório: Daó / São Paulo, SP
• Jeferson Luiz Braz da Silva / Inscrição: 2020-1-00284 / Rio de Janeiro, RJ
• Luciana Lischewski Mattar, Gabriela Gennari / Inscrição: 2020-1-00257 / Orientador: • Marcos da Costa Braga / Instituição de ensino: FAU USP / São Paulo, SP
• Noam Barg Pinto, Karime Zaher e Tamara Crespin / Inscrição: 2020-1-00278 / São Paulo, SP
• Pedro Modenesi Moraes Inscrição: 2020-1-00470 / Orientador: Marcelo Batista Pliger / Instituição de ensino: ESPM / São Paulo, SP

Resultado completo no site https://mcb.org.br/pt/design_mcb/

Contato:
Museu da Casa Brasileira
(11) 3032-3727
https://mcb.org.br/pt/

 

Sua conexão com o Arqbrasil