Obra do Coletor Tronco Cidade Nova, que retira 700 litros de esgoto que seriam despejados por segundo na Baía de Guanabara e beneficia 163 mil habitantes de seis bairros da capital fluminense

Passarelli finaliza obras de despoluição no Rio de Janeiro

A Passarelli concluiu as obras de implantação do Coletor Tronco Cidade Nova, do PSAM – Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara.

Entregue no último dia 09 de abril ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, um mês antes do prazo fixado pelo TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, o coletor tronco é fundamental não só para a limpeza da Baía de Guanabara, mas principalmente para a qualidade de vida e saúde dos moradores de oito bairros, incluindo comunidades pobres que carecem de infraestrutura básica, como a de Santa Teresa.

Criado para despoluir e recuperar ambientalmente um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil, o projeto do Coletor Tronco Cidade Nova direciona para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alegria, 700 litros de esgoto por segundo provenientes da região central do Rio de Janeiro – o equivalente a 24 piscinas olímpicas por dia -, e que antes iam diretamente para o Canal do Mangue, que deságua na Baía de Guanabara.

Com 4,1 km de extensão, o Coletor Tronco Cidade Nova beneficia 163 mil moradores de seis bairros da região central do Rio de Janeiro – Cidade Nova, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Estácio e Santa Tereza – com a coleta de esgoto das residências que, até então, despejavam seus dejetos diretamente na rede de águas pluviais.

Esta foi uma obra complexa e, para a sua execução, a Passarelli utilizou o Método Não Destrutivo (MND), do qual é pioneira, mais especificamente, através da cravação de tubos.

No Método Não Destrutivo, a empresa utiliza máquinas especiais, chamadas Shields, que perfuram o subsolo horizontalmente, entre dois poços de acesso, por onde são passadas as tubulações. Durantes as obras foram utilizados equipamentos nos diâmetros de 1.000mm e 1.500mm, dependendo do trecho.

“Devido à complexidade do projeto, pois se trata de uma área central com alta taxa demográfica e trânsito intenso de veículos, foi utilizado o Método Não Destrutivo por meio do equipamento Shield.

Abrimos, ao todo, 37 poços em 4,1km de extensão, isso resultou na redução das interferências nas vias de acesso ao local e não foi necessário destruir toda a extensão do solo sobre a tubulação, causando menos dor de cabeça para o morador do Rio de Janeiro que mora ou trabalha na região”, como explica Cássio Neto, Gerente de Obras da Passarelli.

O Coletor Tronco Cidade Nova faz parte do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios no Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), realizado pela SEAS Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Além deste projeto do PSAM, a Passarelli também é a responsável pelas obras do Coletor Tronco Faria-Timbó, cujas obras foram iniciadas em março de 2020, com previsão de entrega em dois anos.

Coletor Tronco Faria-Timbó – A obra do Coletor Tronco Faria-Timbó terá um total de 6.095 metros de extensão, coletará 1.049 litros de esgoto por segundo, que atualmente são lançados na Baía de Guanabara e que após a conclusão das obras serão direcionados até a Estação de Tratamento de Esgoto de Alegria (ETE Alegria).

Quando concluída, a obra beneficiará 456 mil habitantes, residentes nos bairros de Ramos, Bonsucesso, Olaria, Del Castilho, Inhaúma, Tomás Coelho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Engenheiro Leal, Cavalcanti, Engenho de Dentro, Pilares, Maria da Graça, Encantado, Todos os Santos, Piedade, Cascadura, Madureira, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes e o Complexo Habitacional do Alemão.

Contato:
Passarelli
(11) 3037-8408
http://www.passarelli.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil