Artistas doam suas obras para estimular doações para campanha de financiamento coletivo em prol dos catadores de recicláveis durante a pandemia

Renda Mínima para Catadores

Detalhe de trabalho da artista Magrela

Já pensou levar uma obra de arte para casa e ajudar os profissionais da reciclagem ao mesmo tempo? É essa experiência inédita que a campanha de financiamento coletivo Renda Mínima pros Catadores está proporcionando.

A renda mensal desses trabalhadores depende basicamente da quantidade de resíduo que eles recolhem na rua, então, é muito difícil que fiquem em casa durante o isolamento social e ainda consigam colocar comida na mesa. Pensando nisso, o movimento Pimp My Carroça iniciou um financiamento coletivo e convidou alguns artistas de diferentes áreas para ajudar a angariar fundos aos catadores.

Com o intuito de induzir as pessoas a doarem à causa, 82 artistas produziram um total de 112 obras de arte como recompensa aqueles que ajudarem o projeto. Entre telas, gravuras, livros, esculturas até cursos online e presencial, há artigos de diferentes valores e tamanhos.

O valor arrecadado no financiamento coletivo ‘Renda Mínima Pros Catadores’, será distribuído entre os quase 3 mil catadores autônomos cadastrados no aplicativo Cataki, plataforma criada pelo Pimp My Carroça para conectar esses trabalhadores com as pessoas que produzem os resíduos recicláveis e entulho, dando a destinação ambientalmente correta a esses materiais.

Para Enivo, um dos principais artistas de rua de São Paulo, ajudar os catadores foi uma decisão natural. “Doei minha obra com muito orgulho. Acredito que após essa pandemia muito irá mudar – já está mudando. Quem era invisível ontem hoje é herói.

Parabéns aos catadores, motoboys, entregadores, lixeiros, profissionais do ramo da saúde, da alimentação, do transporte, todos que estão colocando sua vida em risco pela humanidade… Esses trabalhadores ancoram o planeta”, afirmou o artista do Grajaú, bairro da zona sul de São Paulo-SP.

Outra referência da arte urbana no Brasil e que está participando da ação é a artista Magrela. Segundo ela, “todo ser humano deveria ter uma renda mínima para sobreviver e garantir o básico. Cada um está ajudando do jeito que pode: acredito que, com minha arte, eu posso ser útil nesse momento”.

ONG Pimp My Carroça atua para aumentar a visibilidade dos catadores de materiais recicláveis. Para contribuir com a iniciativa acesse o link: catarse.me/renda_minima_catadores

Contato:
Pimp My Carroça
http://pimpmycarroca.com/

 

Sua conexão com o Arqbrasil