Diversidade cultural e expressão criativa única respondem pelo artesanato tipicamente nosso

Riqueza do artesanato brasileiro

Com um país de dimensões continentais, não é difícil de encontrar todo o tipo de arte no Brasil, O artesanato no pais é tão vasto e cheio de belezas quanto nossas riquezas naturais – e que recebeu influências indígenas e também dos colonizadores.

A comunidade indígena é considerada o primeiro grupo de artesãos, com a utilização de pigmentos naturais para tingir seus trabalhos de tecelagem e cerâmica, bem como instrumentos musicais e para uso doméstico e na caça. A história do artesanato no Brasil é riquíssima, sendo um dos mais expressivos países nesta arte ao redor do mundo.

Cada região mantém seu estilo e sua técnica específica. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, podemos verificar uma imensa variedade no artesanato brasileiro, por causa de nossa vasta e rica diversidade cultural. No Nordeste temos os trabalhos de carrancas, em barro, madeira, areia e em cerâmica de caruaru.

A ceramista Lucy Lemmi afirma “O artesanato brasileiro – que mescla as influências indígenas com europeias. As rendas nordestinas são adaptações do artesanato francês e português, por exemplo. Cada canto do país tem influências diferentes e o artesanato traz consigo a história e tradição de um povo” Lucy Há 20 anos, realiza um trabalho no torno e na modelagem que seguem uma metodologia própria tendo influência da cerâmica japonesa, usando elementos da biodiversidade e da fauna brasileira.

No brasil, o artesanato tem como característica o uso da cerâmica (ou barro) como matéria-prima de diversas artes, como bonecos, estátuas e utilitários. Esse tipo de arte teve seu desenvolvimento em praticamente todo o território nacional. A arte com esse material tem influência indígena, mas mesclou-se com as tradições europeias e africanas. Estados em que o artesanato Brasil feito com cerâmica mais se desenvolveu: São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Pará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Alagoas. Lucy Lemmi diz “Uma peça de cerâmica leva em si, além de beleza, história”.

Hoje, Lucy comanda seu ateliê em São Paulo, onde além de expor suas peças, ela também ministra aulas de cerâmica “Além de ensinar a modelagem, eu procuro sempre contextualizar a origem do que estamos fazendo, o artesanato no Brasil é muito rico, com uma história muito linda e essa história merece ser contada”

Contato:
Ateliê de Cerâmica Lucy Lemmi
(11) 975-634-266
https://lucylemmi.com.br/

 

Cadastre-se no Arqbrasil