Um cantinho de estudos bem planejado ajuda o estudante na concentração e melhora o desempenho

Cantinho de estudo por Gabriela Mendes

Pensando nisso, a arquiteta Gabriela Mendes orienta sobre como criar um ambiente funcional e confortável.

Onde montar – Primeiramente escolher um local com boa iluminação e bem arejado. De preferencia com luz natural, mas que tenha um ponto de tomada próximo para ligação uma luminária de mesa que incida luz direta para estudar durante a noite. Prefira a iluminação branca ao invés da amarela.

A luz amarela é mais relaxante, portanto poderá causar sono durante longos períodos de estudos. Cuidado com o posicionamento da iluminação central do ambiente. Escolha por montar a mesa de estudos em um local com iluminação mais centralizada, onde a mesa fique logo abaixo da luz, dessa forma você não irá causar sombra no momento que estiver estudando.

Sem distrações que possam atrapalhar os estudos. Portanto nada de TV, som, celular. Em cima da bancada apenas o necessário, evite preencher a mesa com muitos itens pois estes poderão o distrair. Escolha um local mais afastado dos outros ambientes da casa, dessa forma você terá certeza de que nada e nem ruído irá lhe atrapalhar.

Altura ideal para mesa ou bancada – As bancadas de estudos, ou mesa, sempre deverão estar a 75cm do piso. É uma altura padrão para que fique confortável com qualquer cadeira que você utilize, seja ela regulável ou não. Não há restrições quanto ao material desta mesa, pode utilizar algum que mais lhe agrade.

Escolha da cadeira – A cadeira deverá seguir a ergonomia correta, ou seja, se possível deverá ter braços, assento e encosto reguláveis. É importante que você possa ter uma cadeira de qualidade e não estude na sua sala de jantar, cozinha, cama ou sofá.

Caso você não tenha uma cadeira pensada 100% para seus estudos aqui vão algumas dicas para melhorar a sua postura enquanto estiver estudando:

• Caso você utilize notebook faça um suporte (pode ser feito de livros, cadernos) para que o topo da tela fique na altura dos seus olhos, ou um pouco abaixo. Há suportes prontos para vender que são perfeitos para esse caso.

• Seus pés deverão sempre encostar no chão e sua perna deverá formar exatamente um ângulo de 90 graus. Caso isso não ocorra é possível fazer um suporte para os pés também.

• Encoste sempre suas costas no encosto da cadeira, dessa forma você ficará em uma boa postura e conseguirá se concentrar e estudar mais tempo.

Itens que ajudam na organização – A decoração do ambiente pode lhe ajudar a estudar melhor também. Podemos utilizar itens simples para organizar melhor seu ambiente e aumentar a produtividade. Quadros de lousa branca, cortiça, giz, são ótimas estratégias. Eles podem servir para que você consiga se organizar sobre os temas que precisa estudar, montar um cronograma de estudos ou até mesmo um resumo sobre a matéria.

Se possível organize alguns materiais de consulta rápida para que fiquem próximos a sua mesa. Pode colocá-los em nichos, prateleiras, gavetas, mas sempre algo que fique próximo a mesa. Isso porque caso você precise consultar algo durante os estudos você não irá precisar se levantar e procurar em algum livro ou até mesmo no celular e isso não irá lhe distrair.

O importante é conseguir organizar um espaço que seja exclusivo de estudos. Tente não utilizar essa bancada para mais nenhuma outra atividade, dessa forma você irá encarar esse espaço sempre como um local de concentração e conseguirá estudar melhor.

Contato:
Gabriela Mendes Arquitetura e Interiores
(011) 5686-0068
https://www.gabrielamendesarquitetura.com/