Para a arquiteta Camila Inácio, a necessidade de quarentena destacou no mercado imobiliário a ideia de buscar por “lares mais saudáveis”

Demandas das moradias na pandemia

Camila Inácio: a necessidade de confinamento residencial fez com que as pessoas prestem mais atenção no lugar onde moram

O maior tempo em casa em virtude do isolamento ou distanciamento social impostos pela pandemia da Covid-19, tem feito com que as famílias tenham uma nova percepção sobre suas necessidades de moradia. Passamos a nos preocupar muito mais com o bem-estar e o estilo de vida que uma residência pode nos proporcionar.

Estudo nacional feito pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ouviu em março (após anúncio da pandemia) e em abril (depois do avanço da Covid-19) cerca de 600 consumidores.

Na pesquisa, as mudanças de hábitos impostas pela pandemia já começaram a influenciar nas decisões de compra. Dos que mantiveram a intenção de compra de um imóvel em abril, 11% admitiu que teve sua decisão afetada por essa nova realidade: destes, 18% alegou a segurança como fator de maior influência, e 12% afirmou que repensou melhor sobre o tipo de imóvel que precisa.

Para a arquiteta e gerente de incorporações da Consciente, Camila Inácio, os tempos de quarentena destacaram no mercado imobiliário a ideia de Wellness & Lifestyle Real Estate, que basicamente é o estímulo à projeção de “lares mais saudáveis”. De acordo com a executiva imobiliária, o conceito já existia no mercado imobiliário, mas ganhou mais evidência com a necessidade de quarenta das famílias.

“A moradia em que vivo hoje realmente atende minhas necessidades? Consigo montar um home office? Tenho a área de lazer que minha família precisa? A varanda gourmet é, de fato, um luxo dispensável? O prédio onde moro oferece a conectividade e interação com modernos serviços que já fazem parte do nosso cotidiano, com apps de transporte e de delivery?”, indaga a especialista ao falar sobre as novas necessidades de moradias impostas em uma sociedade pós-pandemia.

Ela destaca que em Goiânia já existem empreendimentos que ditam esse estilo de vida com foco no conforto no lar. “Temos, por exemplo, residências com grandes praças internas e muito verde, espaços compartilhados com horta e pomar comunitários, sistemas de segurança inteligentes, teto verde com painel solar e prédios com reaproveitamento das águas das chuvas.

Itens como espaço adequado para home office, varandas e suítes mais espaçosas ganham grande prevalência entre os que buscam o chamado upgrade em seus imóveis”, avalia Camila Inácio.

Na hora certa – A enfermeira Ana Beatriz Aguiar, quando há quatro anos comprou o então lançamento da Consciente Construtora e Incorporadora, o Planet Consciente Garden no Setor Bueno, não imaginou que a maior metragem e maior conforto oferecidos pelo imóvel fariam tanta diferença ante a necessidade de uma quarentena domiciliar.

Ela, que anteriormente morava em um imóvel menor, de 68m², agora irá morar em um imóvel, com 122m², que está sendo entregue aos moradores bem em meio ao surto da Covid-19, com todos os devidos cuidados e procedimentos de segurança. Ela também espera que a enorme área de lazer, composta por quatro

grandes praças internas de convivência com muito arborização, faça a diferença no dia a dia. “Além disso, neste novo apartamento terei elevador privativo, o que diminui o fluxo de usuários. Aqui eu tenho conforto maior, mais espaço, segurança nesse momento de confinamento em casa”, relata.

A arquiteta Camila Inácio é gerente de incorporações da Consciente

Contato:
Consciente Construtora e Incorporadora
(62) 3086-5000
https://consciente.com.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil