O arquiteto Glaucio Gonçalves listou as soluções utilizadas para atender o desafio do projeto

Micro apartamento por Glaucio Gonçalves

Neste projeto, sua missão foi criar espaços que atendessem às necessidades de um morador do Tatuapé, que tinha em mãos um apartamento cru entregue pela construtora e queria colocar em 34 m2 uma infraestrutura completa, como se tem em qualquer lar.

• A entrada do apê ganhou um mini-hall. Na lateral tem uma prateleira, que é decorativa e, ao mesmo tempo, serve de apoio para colocar chaves e carteira. E em frente tem um armário oculto por um espelho bronze e um nicho iluminado.

• A cozinha reúne todos os recursos necessários para o dia a dia. A bancada em “L” com acabamento branco Super White abriga o cooktop [com apurador acima], o forno e a pia. Na lateral, um armário para guardar mesa de passar roupa, vassoura, rodo e tem também um armário superior para colocar utensílios e louças, além de nichos para o micro-ondas e garrafeira.

Para o dia a dia, duas banquetas foram encaixadas na bancada para o café da manhã. A paleta de cores na cozinha explora tons de cinza, de claros a escuros, contrapostos com o revestimento amarelo com formas geométricas para trazer graça e modernidade ao ambiente. Nichos verticais separam e, ao mesmo tempo, integram a cozinha com a sala. Uma prateleira no alto dá toda a volta nesse ambiente, até a entrada do quarto.

• A TV está estrategicamente posicionada de forma que o morador possa assistir suas séries do sofá ou da cama, como preferir. Abaixo da TV tem uma composição de móveis com rodinhas, que podem circular pelo apê, oferecendo versatilidade em suas diversas aplicações.

Tem um mini-aparador com um home embaixo e dois cubos laterais, que podem virar bancos, aumentando a oferta de acomodação quando chegam visitantes. O aparador pode ser levado à cozinha, em dias de culinária e servir de mesa ou de apoio. E ainda pode virar uma mesa de escritório, dependendo da necessidade momentânea.

• O sofá tem encosto baixo para manter a horizontalidade do espaço. Uma parede com fundo de cimento queimado foi criada ao lado do sofá para abrigar uma arandela, que serve de iluminação de apoio.

• Uma porta de correr de três folhas que leva ao quarto foi desenhada com duas funções: fechada, serve de painel de fundo para a sala, onde está o sofá. E também dá privacidade ao quarto.

• O terraço foi transformado em sala de jantar. A porta de correr que originalmente fechava o terraço foi eliminada e o piso foi nivelado para prolongar a sala de estar.

Nesse espaço tem dois bancos em “L”, que também são baús para guardar objetos. Ambos têm rodinhas para facilitar a manutenção e limpeza desse espaço. Essa área foi fechada com vidro e as persianas dão um toque de aconchego.

• O quarto tem, ao fundo, uma cabeceira com a mesma tonalidade do resto do apê. Acima, um painel frisado e nichos decorativos ou funcionais. Nas laterais da cama, um criado-mudo e uma mesinha de apoio. E ainda tem um armário com três portas de correr e espelho bronze. Atrás da porta, um espelho de corpo inteiro. Atrás da cortina tem uma porta de correr que dá para o terraço, onde foi instalada a lavanderia.

• Na lavanderia tem uma bancada na mesma pedra da cozinha. Embaixo, fica a máquina de lavar; em cima, o aquecedor; e na lateral um armarinho para guardar materiais de limpeza.

• De um lado do terraço ficou a lavanderia e, do outro, a sala de jantar. Para separar esses ambientes, foi colocado um painel ripado, no qual pode ser aplicado um jardim vertical.

• A entrada do banheiro ganhou um “ar” de lavabo. A pia foi trocada por outra de cuba esculpida. Para não ficar nada pessoal à vista de visitantes, foi instalado um armário com espelho para o morador ter privacidade. A iluminação cria um ambiente mais intimista.

Na parte inferior da pia ainda tem um gabinete com gaveteiro, cesta para roupas sujas e armário. O box foi revestido com a mesma pastilha da parede da pia. Rasgando a parede do chuveiro, um nicho da mesma cor da pedra da pia oferece um espaço generoso para colocar sabonete, shampoo e outros produtos de higiene pessoal.

Funcionalidade é a marca registrada deste projeto. Tudo é muito prático e utilitário. Com apenas 34 m2 para se criar ambientes confortáveis, não poderia ser diferente, pois tudo tem de ser super aproveitado.

E essa tendência veio para ficar. No Brasil, 33,2% (ou uma em cada três) das pessoas moram sozinhas. Estima-se que os micro apartamentos possam chegar a ter até 10 m2. Só mesmo fazendo mágica para transformar esses espaços minúsculos em uma casa de verdade. Ainda bem que temos a nosso dispor as cabeças pensantes e mirabolantes dos arquitetos fazendo milagres a cada projeto.

Contato:
Glaucio Gonçalves
(11) 99393-1616
http://portal.glauciogoncalves.com/