Arquiteta conta curiosidades sobre as tonalidades do cinza e alerta os impactos que esta pode causar nas pessoas

Tons de cinza de Caroline Bahia

O cinza é uma cor que, na decoração, pode causar diferentes impactos. Por isso, antes de ir pintando as paredes é preciso compreender todas as características, significados e efeitos que a tonalidade pode causar no ambiente, assim como a sensação que esta transmite para quem visita o local.

Como não atrai atenção para si, normalmente é usada como base para outras cores que assumem o protagonismo no seu lugar. A arquiteta e sócia fundadora da Contraste Arquitetura, Caroline Bahia, comenta os aspectos por trás da cor e dá algumas dicas para usá-la.

Como a escolha da tinta que dará vida ao cômodo do seu lar é algo muito particular, Caroline lista algumas características que podem ser vistos como prós e contras a respeito da coloração: “Em geral os tons de cinza expressam neutralidade, por estar entre duas cores neutras, o preto e branco. Ela também é sinal de segurança, maturidade e comprometimento, em contrapartida, pode simbolizar apatia e isolamento”, portanto a dica da profissional é: “utilizar outras cores, pois diminui os aspectos que passem uma impressão negativa e deixa o ambiente aconchegante”.

Segundo a psicologia das cores, o cinza é a cor do compromisso, quando mais próximo ao preto, mais melancólico, já quando o branco é predominante, ela se torna mais animada. “A cor também interfere no nosso corpo, pois o cinza pode drenar a nossa energia. Dependendo da quantidade e da leveza da aplicação pode ser deprimente ou alegre. Extremamente conservadora, seu uso garante um tom formal e pode tornar o espaço monótono e sem muitos atrativos. Por isso é sempre bom mesclar com outras cores, mesmo que essas cores sejam neutras e sutis”, alerta Caroline.

A especialista encerra expressando sua opinião a respeito da coloração e dando um último conselho: “o cinza não possui energia, não estimula nem emociona, não é convidativo e nem chamativo. Para isso a solução é aplicá-lo na medida certa e junto com cores mais vibrantes e fortes para que o ambiente ganhe personalidade e vida. Na hora de reformar, é essencial saber a quantidade de cor usar. Temos que levar em conta que cada uma tem sua função”.

Contato:
Contraste Arquitetura
(11) 9.9223-0103
http://www.contrastearq.com.br

NoArqbrasil: https://arqbrasil.com.br/pro/contraste/