Estrutura simula uma das maiores fábricas do Brasil e irá agilizar em até quatro meses a instalação da fachada do maior edifício residencial da América Latina

Central de montagem no canteiro de obras

Inovador, o maior edifício residencial da América Latina, o Yachthouse By Pininfarina, traz consigo etapas de construção desafiadoras e ousadas. Para a aplicação da pele de vidro na fachada do empreendimento a Pasqualotto & GT, responsável pelo gigantesco projeto, iniciou a instalação de uma inovadora Central de Montagem. A estrutura simula uma das maiores fábricas do Brasil e irá agilizar em até quatro meses a instalação da pele de vidro na fachada dos 81 andares e 281 metros de altura do edifício, construído em Balneário Camboriú (SC).

A Central de Montagem funciona dentro do canteiro de obras, evitando assim desgaste com transporte, logística ou produção externa. “Essa opção não é comum na construção civil no Brasil, porém se fez necessária devido à complexidade do sistema, objetivando o menor impacto logístico do transporte rodoviário e garantindo celeridade nos processos de montagem e instalação dos painéis”, explica o Engenheiro Civil, representante do Yachthouse by Pininfarina da Pasqualotto & GT, Davi Rotilli.

No local, o alumínio, o vidro e o alumínio composto (ACM), já cortados e usinados, passam por uma linha de produção que abrange a montagem dos painéis, colagem dos vidros e fixação do ACM. A montagem ocorre em um dos pavimentos de garagem com aproximadamente 3 mil metros quadrados de área designados para esta etapa.

Pele de vidro – A estrutura especial da Central de Montagem garante a precisão da instalação da pele de vidro em toda a fachada do maior edifício residencial da América Latina. Ao todo serão utilizados mais de 32 mil metros quadrados de vidro e 830 toneladas de alumínio. A montagem é realizada de baixo para cima para constante vedação e garantia da estanqueidade da fachada. “Se compara a um lego, onde o painel de baixo contempla perfis que fazem a ligação com o painel superior”, explica o engenheiro.

O sistema possui quatro camadas de vedação, o que garante segurança adicional a estanqueidade. A estrutura conta ainda com vidro duplo laminado, também conhecido como insulado, que aumenta a eficiência acústica. A pele de vidro também é considerada sustentável por oferecer uma excelência térmica, que reduz o uso de ar condicionado e outros equipamentos de climatização.

A instalação das ancoragens iniciou em setembro e a montagem da pele de vidro na sequência. A estimativa é que o projeto da fachada do maior edifício residencial da América Latina seja concluído em até 10 meses. A obra completa do Yachthouse By Pininfarina da Pasqualotto & GT está prevista para ser concluída em dezembro de 20

Contato:
Pasqualotto & GT Empreendimentos
(47) 3267-0200
http://construtorapasqualotto.com.br/