O 44º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) será realizado em formato à distância em 2020

ENSA virtual em dezembro

Uma iniciativa inédita adotada em função da pandemia de Covid-19. As definições para a realização foram debatidas na noite desta terça-feira (30/06) durante reunião do Conselho de Representantes. A ideia é que a agenda ocorra no primeiro final de semana de dezembro, mas a data e a plataforma de realização ainda estão em estudo de forma a contemplar a agenda dos dirigentes sindicais de diferentes regiões do país.

Para debater as ferramentas e a formação da agenda do 44º ENSA, será criado um grupo de trabalho encarregado de compilar propostas a serem apresentadas do próximo encontro do colegiado, agendado para o dia 29 de julho (quarta-feira), às 20h. A FNA também deve relançar, em breve, o Concurso de Ideias para selecionar uma identidade visual para o 44º encontro de sindicatos da FNA.

Durante a reunião com representações de 14 estados, também tratou-se de estratégias para estreitar o diálogo com os candidatos a prefeitos pelo país. A presidente da FNA, Eleonora Mascia, mencionou a participação da FNA ao lado de outras entidades que integram o CEAU – Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR – no Webinar Novas Cidades 2021, que conta com apoio, além da FNA, do IAB, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA. Eleonora explicou que serão cinco frentes de debate de forma virtual que ocorrerão pelas plataformas digitais do CAU/BR, das demais entidades e pelo portal UOL sempre a partir das 18h30min.

No dia 9, o tema será “Arquitetura e Saúde”. No dia 14, a proposta é debater as “Cidades Sustentáveis”. A FNA ficará responsável pela organização do debate no dia 16 com a temática “Governança e Financiamento – Cidades não se fazem de improviso. Como torná-las menos desiguais?”. Os debates finalizam com abordagem do tema “Paisagem e Patrimônio” no dia 21 e “Mobilidade e Inclusão” no dia 23. O compilado dos apontamos resultará em carta que será apresentada pelo CEAU dia 28 de julho e levada aos candidatos durante o processo eleitoral.

O presidente do SASP, Marco Antonio Teixeira da Silva, lembrou que é preciso manter contato com as prefeituras de forma a valorizar os arquitetos e urbanistas. “Temos que trazer a sociedade para esse debate, dar volume na luta”, disse, sugerindo que o tema seja levado à Frente Nacional dos Prefeitos.

No mesmo sentido, o presidente do SARJ, Rodrigo Bertamé, lembrou que o projeto é essencial se for visto como parte de um processo que represente ação mais efetiva nas cidades em 2021. “Neste momento, precisamos levar a pauta sanitarista e de habitação, reforçar essa luta de forma a não perder o espaço público da profissão e da categoria”, completou.

O Conselho de Representantes também tratou de ações voltadas ao estímulo de uso do software livre e à realização de cursos on-line. O primeiro deles, citou o diretor de Formação Sindical da FNA, Danilo Matoso, será realizado em julho com o tema “Formaçao Sindical”.

Durante a reunião, também decidiu-se que a FNA estudará a promoção de cursos a serem ofertados por seus sindicatos filiados aos arquitetos e urbanistas dos estados. Além de oferecer conteúdo aos arquitetos e urbanistas, a diretora de Educação e Comunicação da FNA, Fernanda Lanzarin, ressaltou que a capacitação é uma forma de criar novas possibilidades movimentação dos sindicatos.

Os grupos de Trabalho da FNA também fizeram seus informes durante o encontro. O Grupo de Comunicação apresentou a campanha de valorização sindical que será iniciada em julho. Eleonora Mascia falou sobre o início do trabalho que irá se desdobrar na campanha de contribuição 2020.

A ideia é aproximar a categoria do movimento sindical e organizar a gestão da base de associados. “Inicialmente, o projeto busca valorizar os sindicatos e o trabalho realizado, para então tratar das formas de contribuição e manutenção dos sindicatos”, informou Fernanda. O Grupo do Acompanhamento Jurídico informou sobre projeto que visa a elaboração de cartilhas orientativas sobre as mudanças geradas pelas MPs 927 e 936.

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/

 

Sua conexão com o Arqbrasil