Arquiteta Bárbara Juliani fala sobre as divergências entre a vontade dos clientes e a visão profissional

Entre desejos e técnicas

Arquitetas Caroline Bahia e Bárbara Juliani da Contraste Arquitetura

Um dos principais desafios dos arquitetos diante de um novo projeto é finalizar as obras respondendo à todas as especificações técnicas e atendendo as expectativas dos contratantes. Troca de conhecimento e apresentações são fundamentais para equilibrar os conflitos.

A arquiteta Bárbara Juliani, sócia proprietária do escritório Contraste Arquitetura, localizado no ABC Paulista, conta em quais projetos as discordâncias tendem a acontecer.” São mais comuns em projetos residências.

Nós precisamos pensar em fatores como estética, praticidade, segurança, entre outros. Já o cliente busca ter um espaço que transmita sua personalidade e que ofereça conforto para ele e para a família. “, aponta a profissional.

Com dois pontos de vista que nem sempre convergem, Bárbara mostra como resolver os desencontros, “O diálogo é fundamental, entender os desejos do contratante e ter uma abertura para expor questões importantes da estrutura da edificação ajuda muito para que o resultado final se aproxime do que o dono imaginou e fique dentro de todos os padrões técnicos”. Aponta a arquiteta.

Sobre os prejuízos de não resolver os conflitos, Bárbara explica, “Não trabalhar para compreender o que o proprietário quer para o projeto é o principal erro de muitos escritórios, por isso não é difícil encontrar pessoas que terminaram projetos e não ficaram satisfeitos com o resultado. Quem se atenta a esse quesito, com certeza tem um diferencial na nossa área”.

Contudo, muitos clientes encontram um acompanhamento aproximado nas consultorias arquitetônicas. “Como o foco desse serviço é na etapa após as obras pesadas, ele oferece mais tempo para reuniões e conversas onde alinhamos os detalhes, levamos amostras de aplicação dos materiais além de entender melhor as demandas. Assim, as chances de futuras frustrações com o projeto são muito baixas.” Encerra Bárbara.

Contato:
Contraste Arquitetura
(11) 992-230-103
http://contrastearq.com.br/