As arquitetas Ieda Korman e Cris Paola ajudam a escolher entre um modelo pronto ou um ambiente personalizado e ensinam sobre a iluminação para o espaço

Adegas em casa pelo Korman e Paola

Para os amantes de vinho, a adega é um item de desejo para a casa. O mercado oferece diversas opções para as coleções da bebida: desde modelos prontos, que funcionam como uma geladeira, a espaços totalmente personalizados para o acervo de rótulos. As arquitetas Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos, e Cris Paola, do Studio Cris Paola, orientam para a escolha da melhor alternativa.

Para quem deseja ter uma adega em casa sem passar por obras, a opção mais indicada é comprar um módulo pronto. Há várias opções de tamanhos, formatos e fabricantes, com capacidades que variam de 14 até 218 garrafas. Apesar de exigirem apenas um ponto de elétrica para funcionar, é preciso ter atenção às medidas. “Deve haver, no mínimo, 10 cm de distância entre a adega e o móvel, para que ela possa respirar”, explica Ieda Korman.

Já um espaço construído especialmente para a adega permite personalizar o layout de acordo com o acervo de garrafas, além dos materiais e cores. Mesmo oferecendo mais liberdade, o projeto deve respeitar alguns parâmetros.

“O piso frio é a melhor alternativa e deve haver condições para passar um duto para o aparelho de ar, que fica em área externa à adega. As paredes e o piso são isolados com mantas e só após a parte técnica que a marcenaria é executada”, esclarece a arquiteta.

“Se não optar por uma adega climatizada, as paredes podem ser de texturas amadeiradas”, aconselha Cris Paola. Quanto à posição das garrafas, a arquiteta indica que elas fiquem na horizontal.

“Assim, a rolha estará em contato constante com o vinho, o que a mantém úmida e intacta, contribuindo para a conservação e evitando a entrada de oxigênio.” Outra dica é ter um apoio, seja um móvel ou um balcão, para manusear a garrafa retirada.

A iluminação é outro fator que influencia na conservação do vinho, pois a luz pode gerar um aumento de calor, fazendo com que a bebida oxide e perca suas características.

“O ideal é que a adega esteja no lugar mais escuro possível e que as bebidas estejam protegidas dos raios UV”, afirma Cris. “Trabalhamos com iluminação indireta, para que a luz não incida sobre as garrafas, mas seja apenas refletida”, complementa.

Contatos:
Korman Arquitetos
(11) 3060-8313
https://www.kormanarquitetos.com.br/

Studio Cris Paola
(11) 3071-2888
http://www.studiocrispaola.com.br/