Vinte e seis trabalhos ficarão expostos até 2 de junho no Viaduto das Artes, no Barreiro, em Belo Horizonte, antes de ocuparem as palafitas do Buritis

A exposição ‘Outros Territórios’ em BH

Serão expostas 26 propostas de arte e arquitetura selecionadas pelo júri e pela comissão organizadora da Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana Outros Territórios.

O concurso foi realizado neste ano com o objetivo de reunir um conjunto de intervenções efêmeras para as palafitas (vigas e pilares aparentes) de prédios do bairro Buritis, em Belo Horizonte. Fica em cartaz até o dia 2 de junho.

A mostra é realizada pelo Vazio S/A, escritório de arquitetura que vem provocando o debate sobre vazios urbanos em Belo Horizonte e outras cidades, em parceria com o Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus. O patrocínio é do Banco Mercantil.

“O Viaduto das Artes e o Buritis têm muito em comum. A inserção de um viaduto no bairro provoca um choque entre a escala viária e a do pedestre, que é o principal usuário da rua. Os baixios de viadutos são um vazio urbano, assim como as palafitas. São intervenções desajeitadas e no mínimo pouco educadas para com a cidade”, afirma Carlos Teixeira, fundador do Vazio S/A.

“A expansão do meio urbano está cada vez mais voltada para a habitação e lazer privado e deixa a desejar na ocupação de espaços de interação públicos. As palafitas do Buritis são um exemplo desse contraste, onde há áreas que podem ser melhor aproveitadas, tanto para ocupação social e artística, quanto para que a população crie um elo de cuidado e importância com locais urbanos e os enxergue como protagonistas da cidade”, explica Leandro Gabriel, responsável pelo Viaduto das Artes.

“Compartilhamos a tentativa de construir outros significados para espaços residuais urbanos em Belo Horizonte”, diz Carlos Teixeira.

Galeria on-line – Os projetos para ocupação de palafitas não selecionados para a exposição e intervenção, que podem servir de inspiração para execução em outras construções, fazem agora parte de uma galeria on-line que pode ser acessada aqui: https://www.outrosterritorios.com.br/galeria/. É um arsenal de possibilidade para vazios urbanos disponibilizado gratuitamente ao público.

Próxima etapa – A segunda fase do ‘Outros Territórios’ consiste na instalação e execução das propostas selecionadas nas palafitas dos edifícios do bairro Buritis em data ainda a ser definida.

Além de um roteiro livre de visitação às obras pelas ruas do bairro, ‘Outros Territórios’ pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

“Discussões inovadoras como essas estão na agenda dos mais atentos agentes culturais do século XXI. É por isso que estamos entusiasmados por lançar uma plataforma de debates que será compartilhada por criadores e moradores do bairro e da cidade e que patrocinará uma nova mirada sobre o Buritis e vazios urbanos”, afirma Teixeira.

Comissão Organizadora – O Vazio S/A, fundado pelo arquiteto Carlos Teixeira, em 2003, é um escritório de arquitetura que busca uma postura propositiva e ativa: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades.

O Coletivo Aurora é uma iniciativa das arquitetas, urbanistas e designers de iluminação Mariana Novaes, Paula Carnelós e Diana Joels, atuantes no ramo da luz para os espaços construídos em suas respectivas empresas: Atiaîa Design, Acenda e concepDUAL.

Eduardo de Jesus é curador na área do audiovisual, arte contemporânea e tecnologia. Coordenou, com Jochen Volz, cursos numa parceria IEC-PUC Minas e Inhotim, e foi curador de “Esses Espaços” e “Densidade Local”, entre várias outras mostras.

Serviço:
Exposição Outros Territórios
Até 2 de junho
Horário: 10h às 17h
Local: Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45, Barreiro)
Entrada gratuita
Classificação livre
https://www.outrosterritorios.com.br/