Inspirado na música, artista radicado em Brasília cria “Clave do Sol” para área de empreendimento residencial de luxo. Obra atende lei de incentivo destinada à artistas plásticos e já pode ser contemplada pela população

Escultura de Omar Franco para empreendimento da Elmo

Quem passa pela quadra SQSW 301 do Setor Sudoeste, em Brasília, pode apreciar mais uma escultura do artista plástico Omar Franco, que assina a “Clave de Sol”: obra instalada a céu aberto, criada especialmente para o Sonnata Residencial, empreendimento da Elmo Incorporações. O monumento artístico atende a lei de número 2.365 aprovada em maio de 1999, em Brasília, e tem proporcionado mais cultura e beleza à paisagem da capital federal.

O texto determina que todos os edifícios ou praças com área igual ou superior a mil metros quadrados devem ter uma obra de arte, preferencialmente feita por algum artista local. A norma foi criada para movimentar o mercado da arte e proporcionar oportunidades de trabalho para estes artistas, contribuindo dessa forma, para que eles vivam das próprias obras.

A Elmo Incorporações, empresa goiana com mais de 40 anos atuação no construção civil e incorporação, convidou o artista plástico e escultor mineiro e radicado no Distrito Federal, Omar Franco, para desenvolver um projeto customizado para seu mais novo empreendimento no Setor Sudoeste.

Inspirado no nome escolhido para o edifício de altíssimo padrão, o artista que já possui mais de 30 obras espalhadas por Brasília, criou uma clave de sol na cor laranja, que contrasta com o tom de verde da fachada de pele de vidro que serve de palco para o elemento.

“Esta é uma escultura exclusiva, feita especialmente para o condomínio”, pontua Omar Franco, que tem como principal característica em seus trabalhos, o uso do metal retorcido com cores fortes. O monumento possui mais de três metros de altura e foi instalado na esquina de acesso ao prédio residencial, disponível para contemplação de toda população.

A escultura foi feita em aço corten, que possui alto desempenho de durabilidade, garantindo beleza duradoura à peça. O verde predominante da região é uma atração à parte. “A clave de sol tem tudo a ver com o edifício, afinal ele se chama Sonnata, uma criação musical sofisticada que envolve partitura, melodia, harmonia e beleza. Por isso nada mais justo do que desenvolver essa pauta musical em homenagem à obra e sua beleza arquitetônica”, finaliza o artista.

A Incorporadora, que já possui quatro residenciais e um empreendimento comercial no Distrito Federal, apoia a forma de incentivo à cultura e a arte local prevista na lei. “Além de dar mais vida e cor aos bairros onde são instaladas, os monumentos trazem mais beleza também aos prédios, que passam a ser vistos de uma forma diferenciada pelos que transitam no local”, afirma Sócrates Diniz, gerente comercial da Elmo Incorporações. Para ele, essa é uma importante “ferramenta de democratização da arte”.

O artista – Omar Moreira Franco é mineiro, mas foi em Brasília que fez carreira como artista. Mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, onde vive até os dias atuais. Com quase 30 anos de carreira possui obras espalhadas por mais de 20 países. Traz no currículo diversos prêmios e suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no setor Comercial Norte e Sul, setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas.

O Sonnata Residencial marcou a retomada de lançamentos no Sudoeste, que há dez anos não recebia um novo empreendimento. O prédio está localizado na SQSW 301, em frente ao Bosque do Sudoeste. Os apartamentos são de 3 e 4 suítes, com metragens a partir de 162 m².

O terraço tem uma área especial destinada ao lazer, composta por uma piscina adulto com raia de 18m, piscina infantil, academia com equipamentos Life Fitness, spa com hidromassagem, dois espaços gourmet, um deles com churrasqueira e forno para pizza, brinquedoteca e sauna.

O projeto de arquitetura foi executado pelo arquiteto e urbanista Rogério Markiewicz, da MKZ Arquitetura. Além de proporcionar uma nova paisagem para o local, com seu design moderno e arrojado, o prédio foi planejado para oferecer conforto, comodidade, lazer e sofisticação para seus futuros moradores. A fachada do edifício é toda revestida em granito, com detalhes em alumínio anodizado especial e pele de vidro laminado com controle solar e acústico.

Para completar a lista de itens essenciais para quem procura viver com tranquilidade e estilo, o condomínio conta com um moderno sistema de segurança implantado, com guarita blindada, controle de acesso e mais de 48 câmeras espalhadas por todo o empreendimento. Além disso, os elevadores são controlados por senha e as portas dos apartamentos têm fechaduras touch digital. No quesito sustentabilidade o prédio é equipado com bicicletário com sistema de bike sharing com 10 bicicletas disponíveis para os moradores.

Contatos:
Omar Franco Esculturas
(61) 3354-6091
http://www.omarfranco.com/

MKZ Arquitetura
(61) 3327-6333
http://mkzarquitetura.com.br/pt

Elmo Incorporações
(62) 3110-5656
http://www.elmoengenharia.com.br