O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que assina o projeto de bairros planejados da Vokkan Urbanismo, foi eleito o segundo maior urbanista do mundo. Ele é o único brasileiro a figurar na lista

Jaime Lerner em bairros planejados

Jaime Lerner e sócios da Vokkan

A Vokkan Urbanismo traz para Santa Catarina um projeto diferenciado, uma proposta focada na qualidade de vida. A empresa lançou recentemente no mercado seu projeto de oferecer soluções urbanísticas para construir ambientes coletivos mais inteligentes, contribuindo de forma direta no desenvolvimento social e urbano de diferentes municípios.

Serão três bairros planejados, nas cidades de Porto Belo, Navegantes e Joinville, que trazem a assinatura do renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Ao todo, as áreas ocupam mais de 6 milhões de metros quadrados, correspondendo a mais de 850 campos de futebol.

Lerner foi eleito o segundo maior urbanista do mundo. Ele é o único brasileiro a figurar na lista. É referência mundial em planejamento urbano e defende que é preciso agregar no espaço urbano uma estrutura construída com segurança, trabalho, lazer, moradia, em um único lugar.

E é essa a proposta da Vokkan. “A criatividade está em começar uma transformação. Empresas como a Vokkan não esperam ter todas as respostas para começar. Elas vão em frente e transformam realidades”, destaca Jaime Lerner.

“A preocupação com a qualidade de vida vem mudando as características do consumidor. Cada vez mais, independente da idade, os cidadãos estão buscando a segurança, educação, trabalho, lazer e moradia num menor raio de distância possível. E, esse é o nosso propósito”, destaca o empresário Roderjan Diehl Volaco, sócio da Vokkan Urbanismo.

“A filosofia da Vokkan se assemelha a nossa, uma cidade pensada para pessoas. A cidade é uma estrutura de vida, trabalho e movimento. Tudo junto. Todas as vezes que separamos as funções de uma cidade, o resultado não é salutar… Porém, é o que a maioria das cidades está fazendo no mundo inteiro. A proposta da Vokkan trará esse propósito e agregará ainda mais qualidade para as cidades que estão inseridas”, explica o arquiteto e urbanista, Jaime Lerner.

Moradia e qualidade de vida: muito além de uma tendência de mercado – Para Jaime Lerner, a união de moradia, lazer e trabalho não é uma tendência ou modismo atual. “A modernidade, o avanço das áreas urbanas, fizeram esses espaços perderam a escala humana, o ritmo do passo do pedestre, a familiaridade da vizinhança, a oportunidade do encontro no espaço público.

Os cidadãos querem mais qualidade de vida, querem resgatar os momentos em família e amigos. Hoje não é mais admissível perdermos várias horas do nosso dia nos deslocamentos para trabalho e atividades.

Precisamos, portanto, encurtar essas distâncias. Espaços públicos de qualidade, áreas verdes, equipamentos culturais, infraestrutura social, lazer: tudo isso deve estar integrado o máximo possível no cotidiano dos cidadãos. Considero isso como ‘morar bem'”, completou Lerner.

De acordo com o urbanista Jaime Lerner, a cidade ideal é aquela que reúne no entorno da moradia o trabalho, a escola, o comércio e o lazer. Quando as funções necessárias ao morador estão distantes da residência, alerta, a sua rotina se desestabiliza. O empresário Roderjan Diehl Volaco ainda completa explicando que o projeto tem como proposta resgatar a simplicidade de viver bem.

“A cidade é uma estrutura de vida, trabalho e movimento. Tudo junto. Todas as vezes que separamos as funções de uma cidade não acontece coisa boa. O melhor exemplo de qualidade de vida é a tartaruga. Ela tem com o casco, o abrigo, o trabalho e movimento tudo junto, além de apresentar o desenho de uma tessitura urbana.

É possível imaginar que triste a tartaruga ficaria se cortássemos o casco, tendo que viver num canto e trabalhar num outro. Acabaríamos matando a tartaruga. É isso que a maioria das cidades está fazendo. É preciso que as cidades tenham uma estrutura construída com trabalho, lazer, moradia tudo junto. Quanto mais mistura houver, mais humana a cidade fica”, exemplifica Jaime Lerner.

Dentro do conceito de bairros planejados, áreas pré-determinadas, são focos estruturais as áreas de segurança, saúde, educação, mobilidade, sustentabilidade e coexistência, ou seja, tolerância. Esses pontos são fundamentais para cada uma das cidades, como para toda a humanidade. “Os espaços devem ser planejados e de multiuso. Moradia junto à educação, comércio, serviços e locais para eventos culturais e esportivos”, destaca Lerner.

A mobilidade também é uma das preocupações dos bairros planejados. “E o segredo é combinar os sistemas. Nos projetos da Vokkan essa é uma premissa, o projeto tem também como meta integrar esses sistemas com os demais bairros da cidade”, ressalta o arquiteto.

“Precisamos de mais empresas como a Vokkan, que tomem a iniciativa, sem medo de fazer, que utilizem da criatividade para transformar realidades. Somente com o trabalho conjunto, entre organizações de diferentes esferas, que teremos um caminho promissor quando a temática é qualidade de vida. E mais, além de aliar moradia, trabalho e lazer, a proposta da Vokkan agregará espaços públicos de qualidade integrados ao cotidiano dos cidadãos”, justifica Jaime Lerner.

Espaços integrados – Pensar em um bairro também significa estruturar um espaço com diversidade, ou seja, que possa receber moradores de diferentes perfis e que ofereça comodidade a todos. Para isso, é preciso oferecer não só espaço para residências, como também para comércio, serviços e lazer, não apenas para aquele público, mas que atenda a demanda de toda uma cidade.

“Além de dar mais conforto à população, essa variedade, aliada a uma boa iluminação pública, aumenta a segurança do local, gerando um maior fluxo e criando atrativos para todo o entorno. Nossa proposta não é criar minicidades dentro dos municípios, mas sim agregar serviços e potencialidades às regiões”, justifica Roderjan Diehl Volaco. O projeto também trará, aliado a qualidade de vida, um ganho econômico para as regiões, uma vez que os bairros planejados valorizam a localidade.

Contatos:
Jaime Lerner Arquitetos Associados
(41) 2141-0700
http://jaimelerner.com.br/pt/

Vokkan Urbanismo
(47) 3363-7563
https://www.vokkan.com.br

 


voltar

[voltar]