Equipe vencedora do Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura de 2018 fica em 2º lugar na fase latino-americana da competição, primeiro lugar ficou com equipe chilena

Equipe vencedora do CBCA fica em 2º lugar

A equipe brasileira

Após vencerem o 11º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a equipe de estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, conquistou o segundo lugar no 11º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2018, promovido pela Asociación Latinoamericana del Acero (Alacero).

A primeira colocação ficou com a equipe chilena, da Universidad Finis Terrae, com a equipe colombiana recebendo menção honrosa dos jurados. O anúncio dos vencedores foi feito ontem (05/11), durante a 59ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, e a Comissão Julgadora foi composta por profissionais dos países que tiveram representantes na fase latino-americana da competição – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e República Dominicana.

Os alunos João Pedro, Kelly Comparsi, Camilla Duarte e Felipe Maia, orientados pelo professor Renato Carrieri, receberam a missão de representar o Brasil após apresentarem um projeto com boa inserção urbana e ótima resolução do programa, além do bom uso e detalhamento da estrutura de aço, com a correta utilização da topografia existente. “Pavilhão com Estufa para Parque Botânico” foi o tema da competição e o prêmio recebido pela equipe brasileira foi de US$ 3 mil.

Com a participação de diversos estudantes da América Latina, o tema foi desenvolvido através de projetos concebidos, pensados e estruturados em aço, não deixando de observar as bases técnicas especificadas pelo regulamento da competição. Os estudantes desenvolveram trabalhos que pudessem permitir a exibição de biomas e a conservação de espécies, além da investigação científica e ensino, contribuindo com a tomada de consciência no sentido de um desenvolvimento sustentável.

Desde 2008, o CBCA e o Alacero são parceiros na realização do Concurso para Estudantes de Arquitetura, sendo o CBCA responsável pela realização da etapa brasileira. Ao longo desses anos, a competição nacional já contou com mais de 2000 equipes inscritas, com cerca 120 universidades participantes por ano, sendo considerada hoje como a mais importante do Brasil para os estudantes de arquitetura.

Contato:
Centro Brasileiro da Construção em Aço – CBCA
(21) 3445-6332
http://www.cbca-acobrasil.org.br