Renato Andrade, Erika Mello e Daiane Antinolfi mostram como ter uma sala de jantar receptiva, moderna e ideal para receber a família e amigos

Na sala com profissionais

Para valorizar um dos espaços sociais mais importantes das casa, os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, juntamente da designer de interiores Daiane Antinolfi, revelam as dicas para a concepção da sala de jantar.

Seja a morada em apartamento ou casa, um dois maiores prazeres está relacionado ao ato de receber e reunir amigos e familiares para compartilhar boas refeições e conversas. E existe um ambiente perfeito para estes momentos: a sala de jantar. Sofisticada ou simples, ela faz parte da área social do imóvel e tem a função de reforçar os laços entre as pessoas que ali estão.

“Gostamos muito de projetar estes espaços para cumprir sua função principal e ainda aliar com um décor que completa e contempla o momento”, explica o arquiteto Renato Andrade, sócio de Erika Mello no escritório Andrade & Mello Arquitetura, que juntamente da designer de interiores Daiane Antinolfi, à frente do Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores, destacam seus apreços e soluções para uma sala de jantar moderna e aconchegante.

Tópicos relevantes:

• Circulação – Os profissionais são unânimes em ressaltar que o primeiro a se pensar é conceber o ambiente com uma circulação confortável, já que sua falta pode causar incômodo para as pessoas que estão no espaço. “Entre as cadeiras e a passagem deve haver, no mínimo, 90 cm. Com essa orientação é possível escolher o modelo da mesa que se harmoniza com a necessidade da casa e do ambiente” explica Daiane Antinolfi.

• Mesas – A grande estrela da sala de jantar, com certeza, é a mesa e, por isso, é fundamental escolher o modelo certo. Entre os inúmeros formatos, a arquiteta Erika Mello explica que o redondo é o mais apropriado para as famílias que gostam de receber e seguem o pensamento que o espaço é como ‘coração de mãe, sempre cabe mais um’. “Além de ser ótima para a circulação, o modelo facilita para a comunicação”, reforça a profissional.

Quanto ao tamanho, existem algumas medidas mínimas que devem ser respeitadas. E Erika revela também que o mercado disponibiliza tamanhos padronizados para as mesas redondas de acordo com a quantidade de pessoas, como a peça de 1 m de diâmetro para quatro pessoas; 1,20 m para seis posições e 1,50 m para oito pessoas.

“As mesas retangulares ou quadradas podem contar com dos lados encostados na parede ou balcão, liberando espaço de circulação para espaços pequenos”, explica Renato. Com relação à altura da mesa, é indicado 75 cm.

• Cadeiras – Nem a mesa nem as cadeiras precisam seguir um padrão de cor ou material, todavia depende sempre do gosto e personalidade do morador. É possível misturar estilos, contanto que a composição revele harmonia entre os tons e materiais. “Nos meus projetos sempre faço o balanço daquilo que desejo enfatizar. Se as cadeiras são escuras, busco por uma mesa com um material mais leve e claro”, comenta Daiane Antinolfi. É importante aliar o design com peças leves, confortáveis e práticas para a limpeza.

A designer de interiores também indica que, se o ambiente for pequeno, é necessário ter cuidado com a altura do encosto da cadeira. Em situações como essas, é recomendado que não ultrapassem 10 cm da altura da mesa. “Esse truque faz com que o espaço pareça mais amplo, já que conseguimos enxergar melhor o tampo da mesa”, completa.

• Móveis – Para buffet ou aparador no ambiente, tudo dependerá do tamanho do espaço. Além do apoio para servir e receber o pratos, os móveis são funcionais, pois organizam e guardam as louças e talheres próximo da mesa.

• Iluminação – “Eu considero que a iluminação é a cereja do bolo na decoração de qualquer ambiente”, conta Erika Mello. O projeto luminotécnico deve ser responsável por proporcionar harmonia e conforto para o jantar, pois o espaço remete à contemplação de momentos. Ao posicionar a mesa como foco principal, pendentes ou lustres são os itens recomendados. “Especificamos sempre uma iluminação indireta e com a temperatura de cor ideal de aproximadamente 3000 K, que proporciona um clima mais amarelado e aconchegante”, finaliza Renato Andrade.

Contatos:
Andrade & Mello Arquitetura e Interiores
(11) 2309 4198 / 2309 4208
http://andrademelloarquitetura.com.br

Daiane Antinolfi Arquitetura e Interiores
(11) 4872-2380
https://www.daianeantinolfi.com.br/