Chamado aos arquitetos a contribuírem ativamente para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Declaração de Dhaka

Nas últimas décadas, houve um progresso considerável na melhoria da saúde, educação e bem-estar das pessoas em todo o mundo. No entanto, esta evolução foi acompanhada por danos ambientais, mudanças climáticas e esgotamento de recursos, bem como desafios sociais e culturais. Em 2015, as nações do mundo se uniram e articularam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a serem alcançados até 2030.

A arquitetura interage com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e os arquitetos têm a responsabilidade de contribuir para o ambiente construído e de fazer escolhas que melhorem o mundo – aprimorando prédios, assentamentos humanos, arquitetura paisagem e planejamento urbano.

A UIA, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da UIA, ARCASIA e do Instituto de Arquitetos Bangladesh assinaram a Declaração de UIA sobre Desenvolvimento Sustentável em Dhaka 13 abril de 2019, invocando arquitetos procurar alcançar estes objetivos em sua própria prática e como atores cívicos.

1.Eradicação da pobreza: os arquitetos podem encontrar formas de construir que ajudem a erradicar a pobreza, fornecendo habitação e equipamentos de baixo custo, seguros, saudáveis e resilientes.

2. Lutar contra a fome: Os arquitetos podem, através de seus projetos de planejamento urbano ou paisagístico, proteger os ecossistemas e preservar áreas de produção de alimentos.

3. Boa saúde e bem-estar: os arquitetos podem projetar e fazer projetos que reduzam a transmissão de doenças e poluição, forneçam luz, boa acústica, qualidade do ar e protejam-se de danos.

4. Educação de qualidade: os arquitetos podem projetar instalações acessíveis e inclusivas.

5. Igualdade de gênero: os arquitetos podem projetar edifícios, locais e áreas urbanas que acomodam todas as pessoas de seu gênero e podem promover a igualdade de gênero na arquitetura e na indústria da construção.

6. Água limpa e saneamento: Os arquitetos podem projetar e planejar evitando desperdício de água e escoamento excessivo, e reduzindo os impactos
da acidificação dos oceanos nos aqüíferos e corpos de água doce.

7. Energia Limpa e Acessível: Os arquitetos podem projetar e planejar edifícios que reduzam o consumo de energia, produzam energia renovável sempre que possível, adaptando-se às condições geográficas, climáticas e culturais.

8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Os arquitetos podem escolher materiais de construção produzidos em ambientes seguros e limpos e garantir condições justas e seguras em locais de trabalho de construção e demolição.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: os arquitetos podem usar serviços, produtos e sistemas que poluem menos, usam menos energia, produzem menos resíduos e fornecem soluções seguras, saudáveis ​​e menos caras.

10. Reduzindo a Desigualdade: Os arquitetos podem promover abordagens de planejamento e design que sejam socialmente responsáveis, inclusivas e responsivas às necessidades das pessoas.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: Os arquitetos podem promover medidas que ajudem as cidades a serem mais inclusivas, seguras e resilientes, a lidar com as mudanças climáticas e a serem sensíveis aos vulneráveis ​​da sociedade.

12.Consumo e Produção Responsável: Os arquitetos podem fazer projetos focados na sustentabilidade e nos ciclos de vida de componentes e materiais de construção, preferindo materiais reciclados sempre que possível.
clima

13.Mudanças Climáticas: arquitetos podem tomar medidas para reduzir ou eliminar as emissões da mudança climática associada à construção e da vida dos edifícios que projetar e fabricar seus projetos adaptável à antecipação das mudanças climáticas.

14. Vida Aquática: Os arquitetos podem ajudar a prestar atenção especial aos edifícios e equipamentos nas regiões costeiras e nos frágeis ecossistemas aquáticos, e tomar todas as medidas possíveis para reduzir o impacto negativo dos resíduos e da poluição da água.

15. Vida terrestre: Os arquitetos podem contribuir para o gerenciamento do desenvolvimento urbano que reduz a expansão, ameaça à biodiversidade dos habitats e integra paisagens para garantir o habitat e uma interconexão mais ampla dos ecossistemas.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: Os arquitetos podem projetar para refletir nossos valores, engajar o público em geral, incentivar a inclusão e defender uma melhor governança.

17. Parcerias para alcançar objetivos: os arquitetos podem se juntar a outros profissionais, instituições civis e outros cidadãos para atingir esses objetivos. Trabalhando juntos, podemos alcançar um futuro próspero e sustentável.

Ishtiaque Zahir Titas e Natalie Mossin, Co-Diretores da Comissão da UIA sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Jalal Ahmed, Presidente do Instituto de Arquitetos de Bangladesh
Rita Soh, Presidente do Conselho Regional de Arquitetos da ARCASIA na Ásia
Thomas Vonier, presidente da União Internacional de Arquitetos

Contato:
UIA – União internacional dos Arquitetos
uia@uia-architectes.org
https://www.uia-architectes.org