Considerado um dos países com maior incidência solar, o Brasil finalmente começa a aumentar a sua capacidade de geração de energia solar e em meados de maio deste ano supera a marca de 1GW em energia solar

Nesta semana, em que é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente, a Domínio Solar destaca o sucesso dos projetos implantados e estima crescer 300% em 2018, com projetos em sete estados da federação: SC, PR, SP, MS, GO, MT e RO.

O Brasil possui uma incidência solar média de 5,4, quilowatt-hora/m², atrás apenas da Austrália. Mesmo com todo este potencial, possui um parque fotovoltaico instalado de apenas 1GW. Uma prova do quanto o Brasil ainda pode explorar este meio, é o caso da Alemanha, que possui incidência solar média de 2,5 quilowatt-hora/m² e um parque instalado de 41 GW.

Especializada em energia solar, a Domínio Solar presta assessoria desde o projeto arquitetônico, passando pelos projetos de engenharia e instalação do sistema completo. Um dos projetos da empresa foi o Condor Santa Quitéria, uma filial da rede de supermercados paranaense, localizada em Curitiba, que utiliza 1422 módulos solares na cobertura da loja. A economia tem sido grande, com uma geração solar superior a 50 mil kWh mensais, suficiente para atender o consumo de mais de 200 residências. Este projeto implantado pela Domínio Solar no Supermercado Condor Santa Quitéria contribui para a redução da emissão de 29 toneladas de CO² por ano.

A energia solar é limpa, renovável e de rápida aplicação. O Brasil tem enfrentado sistematicamente problemas de planejamento no setor energético. Inundações de grandes áreas e dificuldade de licenças ambientais vem tornando os projetos de hidrelétricas cada vez mais inviáveis. Em relação às termelétricas a diesel, por exemplo, o problema é ainda mais grave, pois além de ser uma energia “suja”, tem seus preços oscilando com a variação cambial e as altas do custo do petróleo.

“Precisamos aproveitar melhor o potencial solar do nosso país e investir nesta energia limpa. O Sol, de fato, nasce para todos e a geração de energia fotovoltaica está se tornando cada vez mais viável”, disse o presidente da Domínio Solar, César Augusto.

O custo dos equipamentos fotovoltaicos teve uma redução de 80% nos últimos dez anos no mundo todo. Na contramão tivemos um reajuste médio de 44% na energia do Brasil desde 2012, ficando 36% acima da inflação do período.

A energia solar não é mais o futuro, mas sim uma realidade que vem sendo aproveitada por cidadãos e empresários de visão, reforça César Augusto. “O retorno do investimento nos projetos de energia solar já varia entre 4 e 6 anos, o que é muito interessante se comparado à vida útil de 25 anos dos equipamentos”, completa.

Serviço:
Domínio Solar
(41) 3123-6080
https://www.dominiosolar.com.br