Viabilização econômica da ATHIS é tema de palestra de Eduardo Moreira, em Curitiba (05/04)

ATHIS é tema de palestra

Como viabilizar economicamente a Assistência Técnica em Habitação de Interesses Social (ATHIS), planejamento financeiro e ações estratégicas? Esse será o tema da palestra do economista e engenheiro Eduardo Moreira, na sexta-feira (05/04). A palestra ocorre no Centro Cultural Capela Santa Maria, na rua Conselheiro Laurindo, 273, em Curitiba, a partir das 19h.

Eduardo Moreira é formado em engenharia pela PUC do Rio de Janeiro e Economia na Universidade da Califórnia de San Diego (UCSD), além disso, tem experiência em comunidades de sem terra e no mercado financeiro.

Moreira ressalta a importância da discussão especialmente em relação ao combate às desigualdades sociais, especialmente no Brasil. Segundo ele, a inovação e tecnologia não são capazes de acabar com esse problema, assim como não existem recursos naturais suficientes para sustentar uma economia acelerada. “É preciso repensar o modo de vida das cidades para equacionar problemas que são grandes, como a sustentabilidade”, pontua.

A organização da palestra é da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). O evento é gratuito e aberto a todos os arquitetos e urbanistas do Paraná. Segundo a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes, a discussão da ATHIS ocorre em um momento estratégico do desenvolvimento das cidades. “A ATHIS brinda a população com menor condição financeira levando qualidade de vida a partir do serviço de arquitetura e urbanismo”, explica.

Ela ressalta ainda a relevância da palestra estar inserida em um momento de discussão da necessidade de fortalecimento da categoria. “É preciso valorizar cada vez mais o sindicato para preservar a nossa categoria”, destacou, lembrando que há discussões em Brasília para acabar com o CAU. “Os arquitetos e urbanistas são mais fortes quando estão todos juntos. Precisamos unir todas as instituições”, afirmou.

Para o presidente da FNA, Cicero Alvarez, a palestra de Eduardo Moreira qualifica ainda mais o debate e as ações realizadas pelas entidades, como a FNA, os sindicatos de arquitetos e urbanistas e os IABs sobre o tema. Além disso, contribui para as ações que os CAUs têm realizado para implementar a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), como a cartilha desenvolvida pelo CAU/SC, depois relançada em parceria com o CAU/BR.

O presidente da FNA ressaltou a organização conjunta com o CAU/PR que tornou possível a palestra de Eduardo Moreira, que possui experiência tanto com a realidade das favelas, quando era estagiário durante o curso de engenharia, quanto com o mercado financeiro, em que também atuou.

“Essa experiência pode nos ajudar a superar gargalos e encontrar caminhos para superar a desigualdade que cada vez se amplia pelas escolhas políticas atuais”, ressaltou. Para Cicero, as Entidades e os CAUs ficam mais fortes atuando em conjunto: “Juntos somos fortes!”.

Serviço:
Palestra
Como viabilizar economicamente a ATHIS
Centro Cultural Capela Santa Maria
Rua Conselheiro Laurindo, 273, em Curitiba, PR
A partir das 19h

Contato:
FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
(51) 3024-0626 / (61) 3347-8889
http://www.fna.org.br/