Um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de São Paulo completa 120 anos 

No próximo dia 18 de maio, um dos ícones do comércio de São Paulo completará 120 anos. Inicialmente denominada Rizkallah Jorge e Cia – nome de seu fundador, imigrante sírio da cidade de Alepo – a Casa da Boia foi a primeira fundição de cobre do Brasil e, possivelmente, da América do Sul.

Desde o início, a empresa funciona no mesmo casarão histórico da Rua Florêncio de Abreu e hoje é administrada pela terceira geração da família, representada pelo empresário Mario Rizkallah.

Hoje, a Casa da Boia é uma loja que conta histórias e reúne um legado que mistura tradição, cultura e renovação, atendendo a uma clientela que vai muito além de São Paulo. A empresa demonstra como é possível antecipar mudanças e garantir a perpetuidade do negócio, por meio da reinvenção permanente.

No início do século XIX, fabricava artefatos de decoração, como arandelas, gradis e candelabros. No início do século XX, passou a produzir intensivamente materiais sanitários, uma demanda de saúde pública, pois a falta de higiene das cidades causava muitas doenças epidêmicas, como a febre amarela. Dessa forma, além dos sifões, canos e caixas de descarga, a comercialização de boias de caixas d’água foi decisiva para consolidar o nome Casa da Boia em todo o Brasil.

Com o passar dos anos o crescimento da indústria fez com que a empresa passasse a ser a principal revendedora de metais que as usinas recém-criadas começavam a produzir, revendendo produtos como tubos, barras e chapas de cobre, latão e bronze.

Mesmo na era da Internet, a proximidade com os clientes é ponto-chave do atendimento. Atualmente, panelas artesanais em cobre, utensílios de cozinha, ferramentas para jardinagem, objetos decorativos em metal, entre outros, fazem parte do portfólio da empresa e são comercializados em sua loja centenária.

Apego à cultura – A Casa da Boia sempre procurou preservar o seu legado e promover a cultura, valorizando a criatividade. Produtos expostos na própria loja demonstram como é possível criar peças metálicas únicas, com design diferenciado.

O resgate histórico do casarão onde está instalada a empresa é um marco desse processo. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o imóvel vem passando por um trabalho que tem revelado detalhes antigos em suas paredes e em sua arquitetura.

Esta arquitetura em restauração sediará, a partir do próximo dia 7 de maio, uma exposição de gravuras, em comemoração aos 120 anos, composta por trabalhos de 5 gravadores que utilizam a chapa de cobre para seu processo de criação. Ao todo, a mostra reunirá mais de 50 obras, que ficarão à disposição do público até 14 de julho.

Serviço:
Casa da Boia Metais e Hidráulica
(11) 3312-6255
http://casadaboia.com.br/