O filósofo e ensaísta Eduardo Subirats ministra o curso As Arquiteturas da Civilização Brasileira, no período de 21 a 30 de novembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

As arquiteturas da civilização brasileira

Esse curso apresenta uma teoria crítica da cultura arquitetônica brasileira na qual se integram visões da ética, da estética e da política, com a leitura da memória como traço marcante da modernidade latino-americana. Organizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade.

O curso tem por objetivo colocar em discussão a arquitetura no Brasil a partir dos discursos constitutivos do processo do colonizador da América e do enfrentamento da proposta colonizadora de afastamento da cultura brasileira de suas memórias históricas. Apresenta uma teoria crítica da cultura arquitetônica brasileira na qual se integram visões da ética, da estética e da política, com a leitura da memória como traço marcante da modernidade latino-americana, abordando os seguintes temas:

21/11 – quarta, “Bye e bye Brazil”
22/11 – quinta, As arquiteturas da Civilização Brasileira
23/11 – sexta, Uirapurú & Abaporú
26/11 – segunda, Macunaíma em Brasilia
27/11 – terça, Lina Bo: Arquitetura e memória
28/11 – quarta, A cidade contra a natureza
29/11 – quinta, Avant -garde, post – art e a colonização neoliberal
30/11, das 10h às 13h – sexta. “A arquitetura da memória latino‐americana”. Essa aula acontecerá no Sesc Consolação, Sala Ômega, 8º andar. Nesse dia haverá o lançamento da Revista América, uma publicação da Escola da Cidade.

O curso é organizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade. As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Eduardo Subirats, da Universidade de Nova York (NYU), nascido em Barcelona em 1947, é um filósofo e ensaísta espanhol. Formou-se em Barcelona, cursando mais tarde estudos em Berlim e Paris. Foi professor de estética em Barcelona, e também de filosofia, arquitetura, literatura e teoria da cultura em São Paulo, Caracas, Madri, México e Princeton. É autor de mais de quarenta livros.

Contato:
Centro de Pesquisa e Formação Sesc
(11) 3254-5600
http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/