Alunos do curso de AU da Newton Paiva fazem projeto de restauração da Igreja de Santana no município de Belo Vale, o trabalho inclui levantamento de todas as patologias da construção e as soluções para esses danos, os desenhos técnicos da edificação e uma maquete da igreja restaurada

Estudantes no restauro da Igreja de Santana

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Newton Paiva atenderam ao pedido da Arquidiocese de Belo Horizonte e passaram os últimos 15 meses debruçados em um projeto de restauração da Igreja de Santana, localizada no povoado de Santana do Paraobepa, município de Belo Vale. Além de um alerta sobre a importância da preservação, o trabalho é um presente para os devotos que frequentam a edificação histórica.

Com base nesse projeto, a prefeitura de Belo Vale abrirá licitação e pretende iniciar as obras de restauração em 2019. “A Arquitetura tem o poder de transformar e de despertar nas pessoas o sentimento de pertencimento a um local. Ficamos muito felizes de fazer parte de um projeto tão significativo para a população e para a história de Minas Gerais. Estamos resgatando não só um patrimônio material, mas também a história de muitas famílias”, diz Rodrigo Reis, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Newton, “lembrando que esse trabalho integra os projetos de extensão que o curso de Arquitetura e Urbanismo oferece aos alunos”.

O projeto começou com uma visita dos alunos à igreja para o levantamento de todas as patologias da construção. Depois, os estudantes levaram para o StudioN, escritório escola de arquitetura da Newton, ideias para viabilizar o projeto de restauração. Foram feitos desenhos técnicos da edificação, contendo todas as medidas e peculiaridades da igreja, e apresentadas soluções de intervenção para a recuperação da integridade do imóvel. Os alunos também fizeram uma maquete da igreja com a restauração já concluída, para que as pessoas tenham ideia do resultado final.

A entrega da maquete será no dia 25 de outubro, na Secretaria de Cultura de Belo Vale, em cerimônia que começa a partir das 11h, com a participação de representantes da prefeitura, da Arquidiocese e da Newton Paiva.

Contato:
Centro Universitário Newton Paiva (MG)
4042-9488
https://www.newtonpaiva.br