Concurso Internacional de Cartazes da UIA, para celebrar o Dia Mundial da Arquitetura em 1º de outubro de 2018, na primeira segunda-feira de outubro para celebrar o poder e o valor da arquitetura.

Pôster para o Dia Mundial da Arquitetura de 2018

O cartaz vencedor de Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte (Portugal)

Este ano, pela primeira vez, a UIA organizou uma competição internacional para a produção de um pôster para o Dia Mundial da Arquitetura de 2018 e recebeu centenas de inscrições. Um júri composto de eminentes designers, nomeou Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte (Portugal) como laureados.

O ano de 2018 marca o 70º aniversário da fundação da União Internacional dos Arquitetos. As inscrições foram avaliadas por um excelente júri internacional composto por designers gráficos Michael Bierut (EUA), Trix Barmettler (Suíça) e Sulki & Min (Coréia).

Um grande obrigado para aqueles que participaram da primeira competição de pôsteres do UIA World Architecture Day. A entidade ficou honrada com o fato de sua primeira competição do Cartaz sobre o Dia Mundial da Arquitetura ter tido uma participação global tão ampla composta por 184 cartazes de 62 países de todas as 5 regiões da UIA.

Devido ao elevado número de cartazes de qualidade apresentados, o júri decidiu atribuir, além do Primeiro Prêmio, um Segundo Prêmio, um Terceiro Prêmio e uma Menção Honrosa.

O júri atribuiu o Primeiro Prémio à Design ID nº 575 de Ana Rute Costa e Rúben Ferreira Duarte (Portugal), escrevendo: “Gostamos da mensagem simples – a terra como um lar, amado pelo sol. Isso imediatamente nos faz sentir melhor. ”Seu pôster, segundo o júri, transmite a“ mensagem mais simples e mais poderosa. O mundo é o nosso lar, fazemos as nossas casas no mundo, e a arquitetura é o meio pelo qual meditamos a nossa habitação ”.

Evocando Antoine de Saint-Exupéry e uma “dica mágica”, o júri apreciou a execução infantil e o desenho à mão da narrativa, “que alcança um efeito reconfortante como a pintura infantil”. Para um jurado, foi o pôster que os fez pensar “Ah, eu gostaria de ter essa idéia.”

A mensagem do presidente para o Dia Mundial da Arquitetura:

“A arquitetura pode ajudar nosso planeta a lidar com dois dos seus problemas mais sérios: degradação ambiental e crescentes necessidades humanas. Como arquitetos, podemos ajudar a mudar situações que destroem o patrimônio, degradam o habitat, desperdiçam recursos naturais e perpetuam os desequilíbrios sociais.

A arquitetura pode tornar nosso mundo melhor para todos. Através dele, podemos ajudar a acabar com a destruição de paisagens naturais e terras agrícolas. Podemos e devemos tentar satisfazer as necessidades básicas da população mundial, concentrada principalmente nas metrópoles.

Arquitetos de todo o mundo – hoje com mais de 3 milhões – estão comprometidos em atender as necessidades humanas mais básicas, tornando nossas cidades mais acessíveis e mais harmoniosas, ajudando os mais desfavorecidos e fornecendo espaços públicos mais seguro e mais acessível para todos.

Conhecemos o poder da arquitetura e queremos oferecê-la a todos, por um mundo melhor.”

Thomas Vonier, Presidente
UIA / União Internacional de Arquitetos
uia@uia-architectes.org
https://www.uia-architectes.org