A designer Maria Fernanda Paes de Barros apresenta o processo criativo de peças concebidas com artesãos mineiros durante exposição e talk

Artesãos na Yankatu

Parte do processo de apresentar ao mundo artesãos e seus trabalhos, Maria Fernanda Paes de Barros, idealizadora da Yankatu promove de 21 a 28 de fevereiro, a exposição de sua coleção “Artesãos: o ouro que aflora pelas mãos”, inicialmente lançada em 2017, que ganhou uma continuação em 2018 e agora além de lançar mais um produto da série, recebe em seu estúdio os artesãos: Rondinelly Santos, entalhador especializado em arte sacra e o escultor, Expedito Jonas de Jesus.

“Os caminhos cruzados no passado, geraram laços afetivos, de amor, admiração e obviamente de extrema sintonia de trabalho, e é justamente essa a importância deste evento. Nele, vamos contar um pouco como tudo aconteceu desde o nosso primeiro encontro e o que acontecerá daqui para frente, afinal, nossa relação vai muito além das peças que desenvolvemos juntos.” diz, Maria Fernanda.

A exposição acontece na Yankatu que durante estes eventos, se transforma segundo Maria Fernanda, em uma “Galeria com Alma”, um lugar de fomento de diálogo, de cultura, de poesia e de arte, reforçando os valores e a verdadeira essência do que ela acredita.

O evento que tem duração de uma semana, terá abertura especial com o talk que reunirá a designer e os artesãos em uma conversa sobre o processo de criação e a continuidade do trabalho, no dia 21 de fevereiro às 17h.

A coleção em destaque faz uma alusão ao ouro extraído do Brasil pela Coroa Portuguesa durante o período colonial. Com a coleção, Maria Fernanda deseja mostrar que o verdadeiro ouro brasileiro ainda está aqui, latente, à espera de ser encontrado.

“Há uma imensa riqueza armazenada em todos os artesãos deste país, é preciso apenas nos livrarmos dos estereótipos e aprendermos a enxergá-la.

As peças desta série são inspiradas em cinco artesãos de Tiradentes, suas histórias e diferentes técnicas. Através deles apresento o meu olhar sobre o trabalho de cada um. São gaveteiros, vitrines, mesas, espelhos e lâmpadas com a alma de cada artesão e a minha também”, diz a designer.

O lançamento fica por conta da bandeja Rococó, uma peça extremamente delicada, onde uma placa de latão levemente arredondada é literalmente abraçada pelo desenho de traços ancestrais, elegantes e sacros de Rondinelly Santos, entalhados em cedro rosa.

Serviço:
Exposição: “Artesãos: o ouro que aflora pelas mãos”.
Abertura: 21 de fevereiro das 16h às 20h | Talk com designers às 17h
Visitação: de 21 a 28 de fevereiro – com hora marcada
Rua Professor Filadelfo Azevedo, 521 – Casa 2 – Vila Nova Conceição
(11) 981-422-200
https://www.yankatu.com.br/